São Paulo anuncia espaços exclusivos para motoboys e entregadores com infraestrutura completa

Por
2 Min

A Prefeitura anunciou, no último dia 9, a criação de espaços exclusivos para motoboys e entregadores. A medida, considerada inédita na capital, busca oferecer mais dignidade e reconhecimento a esses profissionais essenciais para o funcionamento da cidade. A iniciativa foi divulgada após uma reunião entre o prefeito Ricardo Nunes e representantes do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo (Sindimoto-SP).
Os espaços, inicialmente previstos para dois pontos estratégicos — um na Avenida Paulista, próximo à Consolação, e outro na região do Brooklin — contarão com infraestrutura completa. Estão previstos banheiros, wi-fi gratuito, áreas de descanso com televisão, micro-ondas e estacionamento exclusivo para motos. O objetivo é garantir conforto, segurança e bem-estar aos entregadores durante suas pausas de trabalho.
A proposta atende a uma solicitação feita em março pelo presidente do Sindimoto-SP, Gilberto Almeida dos Santos, o Gil do Sindicato, durante a entrega de novos trechos da Faixa Azul — via preferencial para motos — na Avenida do Estado. A próxima etapa será a abertura de processo licitatório para a construção dos espaços, com apoio das secretarias municipais de Governo, Subprefeituras, Mobilidade e Transporte, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, além da SPUrbanismo e Adesampa.

A ação está alinhada à Lei nº 17.095, que prevê a criação de bolsões de estacionamento rotativo para motoboys próximos a áreas de grande circulação. Para utilizá-los, os profissionais deverão atender aos critérios da legislação, como o uso obrigatório de equipamentos de segurança.
A gestão também destaca os resultados da Faixa Azul, implantada em 2022, que já conta com 212,2 km de vias sinalizadas. Segundo o Infosiga, a mortalidade de motociclistas nas vias com Faixa Azul caiu 47,2% entre 2023 e 2024 — de 36 para 19 mortes.
Além disso, a Prefeitura mantém proibido o transporte remunerado de passageiros por moto via aplicativo, com base em legislações municipais, no Código de Trânsito Brasileiro e em regulamentações do CONTRAN.


Notícias Relacionadas »