Como a pandemia afetou as operações da Sabesp, uma empresa de serviços essenciais? E quais as lições que o setor de Comunicação aprendeu durante este período? Neste FalAção, quem conta é Fábio Toreta, superintendente de Comunicação da Sabesp, a maior empresa de saneamento básico das Américas, atuante principalmente no Estado de São Paulo. Este episódio foi patrocinado pela Sabesp. O executivo informa que atualmente a Sabesp tem como principal projeto o “Novo Rio Pinheiros”. O programa inclui obras de saneamento nos córregos afluentes do rio, a fim de instalar tubulações para a coleta de esgoto em áreas de grande vulnerabilidade. Cerca de 500 mil imóveis devem receber coleta e tratamento de esgoto, deixando de despejá-lo diretamente nesses córregos que seguem até o rio. “A despoluição do Rio Pinheiros traz um grande impacto social. Isso reflete no trabalho da Comunicação, na lógica de engajarmos a população a fazer a parte dela no que se refere à responsabilidade socioambiental”, comenta. Com presença massiva nas redes sociais, e seus diferentes canais de comunicação – TV Sabesp, rádio Sabesp e podcast Sabesp – a companhia visa levar conhecimento às diferentes camadas da população. “Nosso papel é fazer com que isso se torne interessante; traduzir algo que é complexo para a sociedade – com seus diferentes graus de formação -, falar dos tantos benefícios gerados pela empresa como: qualidade de vida, saúde e bem-estar por meio de rios limpos, praias limpas, água com alta disponibilidade para todos. Temos muitas campanhas dentro dessas narrativas para que a população use esse recurso de maneira consciente”, salienta. Sobre a pandemia, a Sabesp vem promovendo uma série de ações para amenizar as dificuldades de comunidades mais carentes. Uma delas foi a isenção de pagamento na tarifa social de água de mais de 2,5 milhões de consumidores, durante três meses, estendidos por mais dois (até agosto). A reserva de água em caixas d’água é outra questão importante para a companhia, já que muitas residências em bairros periféricos sequer possuem esse equipamento. “Até o momento, doamos – em parceria com outras empresas da iniciativa privada – cerca de 5.500 caixas d’águas para comunidades”, revela. FalAção O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para [email protected] ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe! O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.