Entidades lutam por melhorias no trânsito da Avenida Giovanni Gronchi
O trânsito na Avenida Giovanni Gronchi, que corta o Butantã, Morumbi, Vila Andrade, Panamby até o Campo Limpo é considerado problemático, desde a sua construção em 1963, com todos reclamando de congestionamentos em seus 7,2 km, especialmente nos horários de pico e devido à falta de infraestrutura, que não acompanhou o crescimento populacional e verticalização da região. O Morumbi News-Grupo 1 de Jornais, semanalmente divulga as reivindicações e protestos dos motoristas e entidades do bairro, como a SAMOVIS, que tenta agora melhorias, via as subprefeituras de Butantã e Campo Limpo, por onde corta a via.
Pontos-chave sobre o problema do trânsito
A avenida é conhecida por seus congestionamentos, que podem durar até uma hora ou mais, mesmo fora dos horários de pico, onde trechos curtos, principalmente entre o Estádio Cícero Pompeu de Toledo e as vias que levam ao Portal do Morumbi, até o Shopping Jardim Sul. Este cenário não apenas causa frustração diária, mas também expõe os usuários a um ambiente propício para ocorrências de assaltos, principalmente por motoqueiros, que têm se tornado mais comuns na área.
Abandono da CET
Devido ao grande número de veículos e à falta de capacidade da via, ela está abandonada pelo CET, com promessa de instalação de semáforos inteligentes ou sincronizados, que fariam a gestão do trânsito utilizando sensores e algoritmos para otimizar o fluxo de veículos.
Falta de infraestrutura
A verticalização da região e o aumento da população não foram acompanhados por um aumento na capacidade da via. A criação de uma faixa exclusiva para ônibus na Giovanni Gronchi causou controvérsia, com motoristas reclamando da falta de espaço para carros e da sensação de insegurança. O trânsito na região é frequentemente ruim em geral, com problemas de mobilidade que afetam tanto os veículos quanto o transporte público.
Insatisfação e protestos
A população local tem expressado seu descontentamento com a gestão do tráfego pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), acusando-a de não atender às demandas da comunidade por melhorias. Os moradores e entidades como a SAMOVIS-Sociedade Amigos do Morumbi e Vila Suzana e a SAVS-Sociedade Amigos de Vila Sônia, têm protestado contra o que chamam de abandono da CET, que, segundo eles, recusa sugestões e não realiza os estudos necessários para melhorar a situação viária da região.
“Nossos e-mails apresentando demandas por melhoria do viário do bairro está tendo repercussão. Como a Av. Giovani Gronchi está subordinada à duas Subprefeituras, Butantã (até o número 3502) e Campo limpo (do 3503 até o final), tivemos manifestações de ajuda dessas duas subprefeituras. O subprefeito de Campo Limpo Ricardo Bittar, vai nos receber para avaliarmos juntos os melhores caminhos e as ações para conseguirmos um encaminhamento adequado, que traga os resultados esperados na melhoria do viário do nosso bairro, dia 14 de maio às 15 horas na Av. Giovanni Gronchi 7.143 – 5º andar. Já o subprefeito do Butantã Betinho Laranjeiras delegou a Jose Alexandre Negrini (Secretário do CPM Butantã), para nos orientar no formato e nos canais de encaminhamento dessas nossas demandas”, concluiu Jorge Eduardo de Souza presidente da SAMOVIS.