A Avenida Rebouças, uma das principais vias com mais trânsito em São Paulo, está passando por um processo de revitalização que inclui intervenções e reduções no canteiro central. Recentemente, foram plantadas 40 novas mudas ao longo de toda a extensão da avenida, desde a Avenida Paulista até a Avenida Brigadeiro Faria Lima, em ambos os sentidos. Além disso, estão sendo realizados serviços de manutenção, como limpeza, corte de arbustos e grama, e a substituição de árvores secas por espécies mais adequadas ao local. Problemas na estreita ciclovia continuam existindo e os estudos mostram que a “faixa azul” de motos não tem condições de ser implantada pelo tamanho estreito da via, que já possui corredor de ônibus, duas faixas de veículos e uma para bikes.
Mais 500 árvores
Em outra etapa do projeto, as avenidas Rebouças e Eusébio Matoso receberam um total de 500 novas árvores, sendo 384 nas vias laterais e 138 no canteiro central. As espécies plantadas incluem ipês de várias cores, caroba, pata de vaca roxa, pau-ferro, mirindiba rosa, quaresmeira, mulungu e sibipiruna. Essas ações fazem parte de um esforço maior da Prefeitura para melhorar a segurança viária e a qualidade ambiental da cidade, conforme estabelecido no Plano Municipal de Segurança Viária 2019/2028. O plano visa reduzir o número de mortes e lesões graves no trânsito, promovendo intervenções que priorizem a segurança de todos os usuários das vias, especialmente os mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas.