A eleição para o Conselho Participativo Municipal 2025/26 marcou um avanço significativo na participação cidadã em São Paulo, registrando mais de 41 mil eleitores. O número é quase quatro vezes maior que o da última eleição, em 2022, destacando o fortalecimento do modelo de governança democrática e transparente promovido pela gestão municipal. A posse dos conselheiros será dia 20 das 18 as 21 h no Teatro Municipal. Com 608 vagas disponíveis, 2.148 candidatos disputaram os cargos, representando um aumento expressivo em relação às 574 candidaturas de 2022. Pela primeira vez, conselheiros que já exerceram dois mandatos puderam buscar a reeleição, ampliando a representatividade e a experiência no colegiado. A Prefeitura investiu em ampla divulgação e ampliou os locais de votação, disponibilizando todas as 32 Subprefeituras e unidades do Descomplica SP como colégios eleitorais. A operação contou com o apoio de 1.260 funcionários, 18 técnicos da PRODAM e 131 guardas-civis metropolitanos para garantir segurança e fluidez no processo. O prefeito Ricardo Nunes celebrou a adesão histórica, destacando a relevância dos Conselhos Participativos para o direcionamento de recursos às comunidades. No biênio 2023-2024, cada conselho recebeu R$ 12 milhões para implementar 279 obras, reforçando a autonomia e o impacto local. “O sucesso dessa eleição demonstra a confiança da população em um Conselho Participativo que agora tem voz. Essa gestão valoriza o governo aberto e a participação popular”, afirmou o prefeito. Com acompanhamento da sociedade civil e das Comissões Eleitorais, o processo reforçou a transparência e a integridade, consolidando os Conselhos Participativos como pilares da democracia local.