21/05/2020 às 18h28min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h32min

Estação Terminal Vila Sônia do Metrô deve sair este ano

Mesmo com o estabelecimento da quarentena, o Governo do Estado mantém a previsão de entrega da Estação Vila Sônia para dezembro de 2020. O local deve abrigar uma estação de Metrô na Linha 4 – Amarela e um Terminal de ônibus. Já a estação Taboão da Serra permanece sem previsão para início das obras. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Metrô de São Paulo, a meta para a conclusão das obras da estação e terminal de ônibus Vila Sônia está mantida para o final de 2020. Isso deve determinar o início da operação no primeiro semestre de 2021. A previsão apresentada pela Companhia é permitir o atendimento de cerca de 90 mil pessoas diariamente, somente nesta estação. No momento, o Metrô está concluindo a cobertura das escadas rolantes do terminal de ônibus, executando também a colocação dos trilhos da via e construção das salas técnicas da estação. Entretanto, a ampliação da Linha 4 – Amarela até Taboão da Serra faz parte de uma outra fase da Linha 4. Segundo nota, a execução deste projeto vem sendo negociada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos com a concessionária que administra a linha.   Histórico As obras da Linha 4 – Amarela começaram em 2005, marcadas por acidentes. O episódio mais grave ocorreu em 2007, quando uma cratera de 80 metros de diâmetro e 30 de profundidade se abriu no canteiro de obras da Estação Pinheiros, engolindo caminhões e matando sete pessoas. Além das mortes, 66 imóveis tiveram a estrutura abalada pelo acidente. No dia 25 de maio de 2010, foi inaugurada a Linha 4 – Amarela. De início, havia apenas a operação entre as estações Faria Lima e Paulista. Hoje, o traçado do ramal compreende as paradas Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros e Butantã.   Fase 3 A chamada ‘Fase 3’ conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida também em anúncio do ex-governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de R$ 1,2 bilhão. Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ‘ViaQuatro’ com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiaria cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação. Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.   Somente estudos para Taboão Recentemente o Metrô fez um aditamento do prazo da elaboração do projeto básico, evidenciando que a extensão ainda está nos planos da companhia. Esta fase compreende os elementos que definem a obra. O objetivo é definir com precisão as características básicas do empreendimento e o desempenho almejado na construção para que seja possível estimar o custo e prazo de execução. É uma fase caracterizada por estudos preliminares, anteprojeto, estudos de viabilidade técnica e econômica, além da avaliação do impacto ambiental. Na sequência será a vez do projeto executivo, onde são detalhados os elementos necessários e suficientes para a execução completa da obra.


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