24/06/2024 às 17h28min - Atualizada em 26/06/2024 às 00h00min

Alunas do Colégio Mendel apresentam Projeto Lixo Zero no 3º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Mendel foi a primeira escola de grande porte do Brasil a receber o Selo Rumo ao Lixo Zero; alunas e professores falarão sobre os desafios de implantar o projeto numa “cidade de pequeno porte”

GABRIELA DOBNER
Divulgação / SAEA
O Colégio Agostiniano Mendel, um dos maiores colégios do Brasil com 4.700 alunos, marcará presença na 3ª edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que ocorrerá de 25 a 27 de junho de 2024, no Museu Nacional da República Honestino Guimarães, em Brasília. O evento, organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), reunirá mais de 400 especialistas e transformadores globais para discutir soluções práticas e inovadoras para a sustentabilidade urbana sob o tema "Acordo Social - Um Caminho para Transformar Cidades".

Desde 2022, o Colégio Agostiniano Mendel mantém o Projeto Lixo Zero, uma iniciativa focada na gestão de resíduos e ações de sustentabilidade ambiental. Com uma comunidade de cerca de 5.500 pessoas, incluindo 4.700 alunos e 800 colaboradores diretos e indiretos, o colégio desvia de aterros sanitários mais de 80% de seus resíduos através da reciclagem e compostagem. A escola está prestes a atingir um desvio de 90% de resíduos, o que lhe garantirá a Certificação Lixo Zero.

O projeto será apresentado pelas alunas Ana Clara Furtado de Toledo (9º ano) e Luísa Lima Dups (7º ano), ao lado dos professores Simone Bacic, Luciana Barão Acuña e Douglas Rene, que destacarão as estratégias e desafios enfrentados para adaptar as diretrizes do programa Lixo Zero à realidade de uma instituição educacional de grande porte.

O Colégio Agostiniano Mendel foi a primeira escola de grande porte do Brasil a receber o Selo Rumo ao Lixo Zero, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil. A implantação do projeto envolveu toda a comunidade escolar, incluindo a adequação de fornecedores e parceiros.

“O Mendel produz mensalmente mais de 18 toneladas de resíduos, o equivalente ao gerado em cidades de pequeno porte. O impacto positivo dessa iniciativa no meio ambiente é muito grande, e mostra que é viável levar o projeto para escolas de qualquer tamanho, bem como para outras empresas ou instituições”, explica Simone Bacic, uma das coordenadoras do Projeto Lixo Zero no Mendel.

A implantação de uma gestão de resíduos com a metodologia Lixo Zero, tem um impacto econômico e social também muito significativo. A instituição tem uma economia expressiva ao fazer o encaminhamento adequado desses materiais, esse encaminhamento promove a economia circular, gerando emprego e renda e com esses resíduos conseguimos ajudar diversas instituições que desenvolvem projetos sociais.

Na área pedagógica, o colégio integra a sustentabilidade em seu currículo por meio de projetos multidisciplinares, incluindo aulas de Educação Financeira, Empreendedorismo e Sustentabilidade para alunos do Pré ao 5º ano, e grupos de estudo focados em ação socioambiental no Ensino Fundamental 2. Além disso, promove oficinas e workshops para alunos e suas famílias, fortalecendo a conscientização e o engajamento de toda a comunidade escolar.

SOBRE O EVENTO

O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero é uma experiência transformadora onde líderes mundiais se reúnem para discutir o papel crucial do engajamento comunitário na construção de cidades sustentáveis. A abordagem Lixo Zero propõe soluções práticas que reduzem o impacto ambiental, promovem uma economia sustentável e incentivam a inovação e o empreendedorismo.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA DE PAULA DOBNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.