22/03/2024 às 14h30min - Atualizada em 24/03/2024 às 00h00min

Alerta de Bolso: Previsão de Alta nas Contas de Água

Prepare-se para o Aumento das Tarifas em 2024

Flávia Pacheco
https://cacavazamentopacheco.com.br/
canva

Com a previsão de um aumento significativo nas contas de água para 2024, muitos consumidores brasileiros buscam maneiras de reduzir seus gastos. Segundo estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon), o reajuste na tarifa de água pode chegar a 18%, enquanto a inflação projetada para o mesmo período é de apenas 3,87%. Esta diferença acentuada coloca em destaque a importância de medidas para economizar água e identificar vazamentos​​.

Em entrevista, Flávia Pacheco, técnica especialista em caça vazamentos da empresa Pacheco Vazamentos, compartilha algumas dicas valiosas para os consumidores. “A primeira ação ao suspeitar de um vazamento é verificar o hidrômetro. Se ele continuar girando mesmo com todas as torneiras fechadas, é um sinal claro de vazamento. Outro método eficaz é a inspeção regular das instalações hidráulicas, atentando-se para manchas de umidade ou mofo, que são indícios de vazamentos ocultos,” orienta Pacheco.

Essa preocupação se intensifica com as recentes alterações tributárias que impactaram diretamente o setor de saneamento básico, resultando no esperado aumento das tarifas de água para o consumidor final. A reforma tributária, que eliminou as desonerações da folha de pagamento do setor, praticamente triplicou a alíquota de 9,25% para 27%, o que influencia diretamente o valor final das contas​​.

Os consumidores podem tomar várias medidas para mitigar os efeitos desses aumentos. Além da detecção de vazamentos, práticas como a instalação de redutores de vazão em torneiras e chuveiros, o reuso de água e a conscientização sobre o consumo responsável de água são essenciais. Essas ações não apenas contribuem para evitar uma conta de água muito alta mas também favorecem a sustentabilidade ambiental.

O cenário atual ressalta a importância do engajamento dos consumidores em práticas de consumo consciente de água e a busca por soluções que auxiliem na identificação e correção de vazamentos, como os serviços especializados de empresas de caça vazamentos. A atenção a esses detalhes pode representar uma significativa economia financeira, além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos.

Diante desse aumento previsto, a recomendação é que os consumidores se antecipem, buscando formas de reduzir o consumo e corrigir vazamentos, garantindo assim um menor impacto no orçamento familiar com as contas de água em 2024.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.