21/03/2024 às 17h26min - Atualizada em 23/03/2024 às 00h00min

Projeto “Se Liga na Cultura” leva exposição fotográfica, “Para Além de Mim”, ao aeroporto Santos Dumont

Mostra reúne 40 trabalhos autorais que revelam beleza de algumas comunidades brasileiras sob o olhar de jovens participantes do programa

da Redação
créditos: IECAP/Divulgação

O Instituto Social IECAP, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, levam ao público carioca a exposição fotográfica “Para Além de Mim”, de 22 a 24 de março, no aeroporto Santos Dumont.

 

São 40 trabalhos autorais, frutos de oficinas do projeto “Se Liga na Cultura”, que apresentam o contraste e a perspectiva singular de mundo e territorialidade onde a beleza protagonista não é a mesma dos cartões postais, mas revelam o olhar de seus autores sobre sua própria comunidade, as ruas e seu quintal. As fotos foram captadas em comunidades de Japeri, Paraty e Mangaratiba, no Rio de Janeiro, da Cidade Tiradentes, em São Paulo, e do Distrito Federal, revelando a sutileza dos detalhes e da potência cultural que se camuflam e passam despercebidas na agitação cotidiana.

 

As imagens convidam o público a fazer uma reflexão sobre existir e persistir, transcendendo a compreensão de si, do outro e das realidades locais ao nosso redor, despertando por meio da arte e da fotografia contornos para a superação das vulnerabilidades e buscando encontrar potência e beleza onde muitos acreditam que não há.

 

O projeto “Se Liga na Cultura” nasceu com o propósito de oferecer acesso à cultura e promoção da cidadania a comunidades do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, oferecendo oficinas e cursos gratuitos a pessoas a partir dos 11 anos de idade, garantindo condições e oportunidade para o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades pessoais, profissionais e sociais.O programa disponibilizou modalidades de capacitações híbridas e on-line, em oficinas de biojoias, teatro, fotografia e culinária sustentável, além dos cursos on-line de trilhas de criatividade e builders: formação de liderança. As atividades foram realizadas principalmente em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras.


 

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

 

São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

 

Sobre o IECAP

O Instituto Social IECAP é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 23 anos em projetos nas esferas da educação, qualificação profissional, cultura, esporte, empreendedorismo e inovação que fortalecem a transformação em comunidades por todo o Brasil.  

 

A tecnologia social da instituição já alcançou mais de 40 cidades e impactou mais de 180 mil vidas por meio de ações que buscam mudar trajetórias, prezando também pela excelência na gestão e foco nos resultados. Destacam-se entre os seus princípios a responsabilidade social e o compromisso ambiental, tendo como pano de fundo a sustentabilidade dos projetos que desenvolve. Também trabalha para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

 

O Instituto IECAP tem a missão de oferecer oportunidades para transformar vidas, por meio de programas e projetos sociais, gerando oportunidades para que pessoas em estado de vulnerabilidade alcancem o pleno desenvolvimento pessoal, familiar e profissional, levando dignidade e novas possibilidades de futuro para a periferia de todo o país. 

 

Serviço:
Local: Aeroporto Santos Dumont

Endereço: Praça Sen. Salgado Filho, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Data: 22 a 24 de março - visita guiada dia 22 de março, às 12h
Horário: das 9h às 20h
Entrada gratuita


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.