08/02/2024 às 23h22min - Atualizada em 08/02/2024 às 23h22min

​Combate à dengue aumenta

Governo de São Paulo assina decreto que cria o Centro de Operações de Emergências (COE) de combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também ampliou as ações de combate à dengue na capital. A gestão municipal aumentou o efetivo em seis vezes, passando de 2 mil para 12 mil o número de agentes em campo. A nova estratégia contará com a participação dos agentes de promoção ambiental (APAs) e os agentes comunitários de saúde (ACSs), empenhados na identificação e eliminação de criadouros do mosquito 

Prefeitura
As atividades organizadas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e Atenção Básica acontecerão inclusive aos feriados. Os agentes de campo das Unidades Básicas de Saúde (UBss) passam a integrar equipes de bloqueio de criadouros, ampliando a capacidade de enfrentamento ao mosquito na capital.

Estado
Coordenado pela Secretaria da Saúde (SES), o COE reúne outras sete secretarias estaduais – Casa Civil, Casa Militar e Defesa Civil, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística -, além do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
A primeira medida adotada no âmbito do COE foi a destinação de R$ 200 milhões do tesouro estadual às prefeituras dos 645 municípios paulistas para o enfrentamento direto ao mosquito.
Já durante o carnaval, o Governo terá ações de orientação e conscientização nas redes sociais e nas mídias do Metrô, CPTM e canais do Detran. O bloco simbólico “Unidos contra a Dengue” vai orientar quanto a importância de eliminar os criadouros e não deixar água parada. Nos próximos dias também haverá uma campanha de saúde pública orientado a população sobre a importância do combate ao mosquito, uma vez que 80% dos focos do Aedes aegypti estão no interior das residências.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5 graus), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.