19/09/2023 às 14h20min - Atualizada em 20/09/2023 às 00h00min
Vista Alta tem em seu projeto a marca da inovação da FGMF
Projeto inaugural da Arqos, em Alphaville, o Vista Alta traz em seu conceito a marca de um dos mais renomados escritórios de arquitetura do país
Thais Genovese
Renderização Arquitetônica do Residencial Vista Alta (Foto: Divulgação) Para trazer à realidade seu primeiro projeto, o residencial de casas Vista Alta, a desenvolvedora imobiliária Arqos foi buscar um parceiro de peso no mercado: o escritório de arquitetura FGMF. Lançado em maio, o empreendimento já teve mais de 80% das suas 115 unidades vendidas e faz parte do Bairro Arqos, que tem projetos previstos para os próximos 10 anos em uma área de 150 mil m2, com 66% de matas nativas preservadas.
A FGMF é conhecida por sua abordagem inovadora e criativa na concepção de espaços arquitetônicos. Fundado em 1999 pelos arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, o escritório rapidamente ganhou destaque no segmento arquitetônico nacional e internacional devido à sua visão única e projetos inspiradores.
Para esse projeto, composto por 115 casas, foram desenvolvidos quatro tamanhos de plantas, variando de 170 a 238 metros quadrados, com um desafio adicional: criar um conjunto de casas com tamanhos padronizados, com foco na construção eficiente e, ao mesmo tempo, evitando que o condomínio tivesse uma aparência monótona, com casas idênticas, próximas umas das outras.
Para isso, optou-se por uma abordagem diferente. “Ao invés de oferecer um modelo de casa maior e outro menor, a FGMF desenvolveu duas casas distintas para cada tamanho”, explicou Felipe Chukr, CEO da Arqos. “O projeto segue uma lógica construtiva em que as casas menores compartilham um núcleo de escada, áreas molhadas e cozinha. Já nas casas maiores, a dimensão é ampliada, com algumas variações para criar uma atmosfera urbana, com ruas, calçadas e espaços generosos. ”
Outro ponto levado em conta no projeto foi a perfeita adaptação ao terreno, seguindo a topografia em formato de ferradura, circundado por uma vasta área de preservação. “A natureza faz parte do projeto, se integra ao conjunto de casas, ao contrário do que se observa em empreendimentos de alto padrão”, disse Chukr. Integra o projeto um clube completo, localizado no extremo do terreno, oferecendo vistas incríveis da mata circundante.
“O interessante dessa construção é sua perfeita adaptação ao terreno, permitindo a existência de dois níveis diferentes. O nível inferior, reservado para os eventos, estabelece uma conexão íntima. Enquanto o andar superior abriga uma variedade de atividades esportivas e de lazer, sempre com uma vista exuberante”, destaca o arquiteto Rodrigo Marcondes Ferraz, do escritório FGMF.
“O clube é uma parte especial desse projeto da FGMF. Foi concebido como um eixo central de circulação que conecta diferentes espaços, como salão de jogos, coworking, salão de festas e academia. Ligando os ambientes a jardins e muita vegetação, culminando em uma espécie de passarela/mirante, toda em vidro, voltada para a floresta”, comentou o CEO da Arqos.
“A abordagem da FGMF é marcada pela busca da integração entre arquitetura, design e tecnologia, resultando em projetos que são ao mesmo tempo funcionais e esteticamente atraentes”, lembra Felipe Chukr. O escritório tem um forte compromisso com a inovação e a experimentação, características que também buscamos na Arqos. Isso nos levou a explorar com eles uma variedade de estilos e técnicas no projeto do Vista Alta.”
Assim como a Arqos, a FGMF tem uma preocupação significativa com a sustentabilidade em seus projetos residenciais, integrando soluções eco-friendly e eficiência energética, criando espaços que sejam visualmente impressionantes e ecologicamente responsáveis. “Esse ponto, mais do que qualquer outro, é fundamental para a Arqos. O bairro que estamos desenvolvendo em Alphaville tem como ativo principal justamente as áreas verdes que serão preservadas”, destaca o CEO da desenvolvedora.
O escritório acumula diversos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais por seus projetos residenciais e outras obras arquitetônicas. Sua reputação de criatividade e inovação o solidificou como uma das principais referências no cenário arquitetônico brasileiro.
SOBRE A ARQOS
Com foco em projetos de alto padrão residenciais, a Arqos traz em sua essência a larga experiência de seus executivos no mercado imobiliário, mas com um novo olhar. Seus projetos unem a arquitetura contemporânea conectada à sustentabilidade e pensam no urbanismo de forma consciente, com espaços que conectam pessoas ao meio ambiente. São grandes áreas de convivência que geram mobilidade e bem-estar, sempre apostando no potencial de transformação de um bom projeto.
SOBRE A FGMF
Há mais de 20 anos, o FGMF, trio formado por Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz decidiram, ainda no final da faculdade, criar um escritório de projetos autorais com uma estrutura de escritório profissional. Desde o início, o objetivo foi realizar arquitetura contemporânea, investigativa e inovadora, com atuação em todas as escalas e programas, do detalhe do mobiliário ao edifício multiuso e ao plano urbanístico. Essa pluralidade e flexibilidade ajudam a definir o DNA do escritório, que atualmente já soma mais de 500 projetos em seu portfólio. O FGMF foi o primeiro escritório brasileiro a integrar o Architects Directory do anuário da britânica Wallpaper, que os destacou como um dos escritórios mais promissores do mundo. Nos últimos 20 anos, o trio conquistou mais de 160 importantes premiações nacionais e internacionais; em 2022 destacou-se pela premiação Architizer como Escritório do Ano para Américas do Sul e Central, pelo conjunto de sua obra. Além disso, já tiveram seus projetos publicados em mais de 35 países.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U