Na última semana, um estudo chamado SELECT mostrou que a substância semaglutida diminui em 20% o risco de infarto e AVC em pessoas com doença cardiovascular estabelecida. Trata-se de um medicamento usado em pacientes com diabetes tipo 2, mas que também tem efeitos na redução da gordura corporal e, segundo a primeira informação revelada pela pesquisa, é possível que possa ajudar também na proteção do coração.
“Os estudos são muito bem-vindos, pois são eles que atestam a eficácia de um tratamento e, mais importante ainda, sua segurança”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “Nesse sentido, vamos todos acompanhar os resultados que devem ser divulgados daqui a alguns meses. Por enquanto, o maior interesse segue sendo acadêmico, pois não há ainda nenhuma indicação de uso para esta finalidade. Ninguém deve fazer uso de medicamentos sem a recomendação de um profissional de saúde”, lembra.
A semaglutida é uma molécula semelhante a um hormônio produzido no intestino, que aumenta a liberação de insulina e diminui a glicose no sangue. Ela também atua na redução da formação de placas nas artérias, que podem obstruir o fluxo sanguíneo e causar problemas cardíacos. Além disso, ela estimula receptores no cérebro que controlam a saciedade, levando a uma menor ingestão de calorias e perda de peso, e pode ser encontrada na forma de comprimidos ou de injeções subcutâneas. A dose usada no estudo SELECT foi de 2,4 miligramas por semana, maior do que a dose indicada para o diabetes, de 1 miligrama por semana. Essa dose maior não causou efeitos adversos graves nos participantes do estudo.
Ainda não há indicação na bula da semaglutida para tratar a obesidade, mas ela já é usada nesse sentido por alguns profissionais de saúde. Nos Estados Unidos, ela foi aprovada pela FDA para esse fim, sob o nome de Wegovy. No Brasil, o medicamento deve estar disponível apenas no próximo ano.
O tratamento com a semaglutida deve ser acompanhado de hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos. Ele também deve ser feito sob orientação médica, pois há contraindicações e possíveis efeitos colaterais. “Não existem soluções mágicas. Esta pode ser mais uma arma para proteger o coração e combater o diabetes e a obesidade, mas ainda não temos essa indicação. O melhor a fazer segue sendo adotar hábitos de vida mais saudáveis. Como costumo dizer, o investimento mais seguro para se fazer na saúde é evitar as doenças” finaliza o Dr. Rizzieri.
O médico ainda dá algumas dicas de como melhorar seu estilo de vida:
Optar por uma alimentação balanceada: reduzir a ingestão de alimentos gordurosos ou ricos em açúcares, enlatados ou embutidos e dar preferência a alimentos frescos como frutas e legumes;
Manter-se sempre hidratado: beber água garante que tudo o corpo consiga funcionar bem, uma vez que o líquido ajuda na digestão, facilita a circulação, fortalece os músculos, contribui com o cérebro e até mesmo com o funcionamento do coração;
Praticar exercícios físicos regularmente: fazer exercícios de três a cinco vezes por semana, pois manter-se ativo traz benefícios, com inúmeras vantagens. Se movimentar é essencial para aumentar a vitalidade da pessoa, reduzir o estresse e manter a mente funcional. Escolher o exercício apropriado é o primeiro passo;
Dormir bem: dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo;
Seguir sempre as recomendações do profissional de saúde.
Sobre o Dr Rizzieri Gomes
Mini Biografia: É médico cardiologista, focado na mudança do estilo (MEV) de seus pacientes, como ele mesmo define: tratar de saúde em vez de doenças. Foi o responsável pela implantação do protocolo de dor torácica no Hospital Check Up, de Manaus e por transformar a maneira como o infarto agudo do miocárdio é tratado na cidade, reduzindo a mortalidade por infarto agudo. Mais informações sobre o Dr. Rizzieri Gomes podem ser consultadas no site.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U