06/09/2023 às 23h31min - Atualizada em 06/09/2023 às 23h31min

Mars Petcare compartilha dicas essenciais para o cuidado dos pets no inverno

Mantenha seus pets protegidos do frio seguindo orientações importantes para a saúde e bem-estar deles durante esta época do ano

Assim como cuidamos da nossa saúde e adotamos práticas específicas no nosso dia a dia, é fundamental lembrar que os pets também sentem os efeitos das baixas temperaturas e precisam de atenção durante o inverno.
1. Realize uma visita ao Médico-Veterinário do pet para uma avaliação geral e preventiva.
2. Garanta que todas as vacinas estejam em dia: tanto gatos quanto cães podem receber vacinas que protegem contra vírus e bactérias que afetam o sistema respiratório.
3. Apesar de os humanos sentirem mais fome nos dias frios, os animais não apresentam essa mudança de comportamento. Nutricionalmente, não é necessário fazer alterações na quantidade de alimento do pet, acreditando que ele está com mais fome. Respeite as orientações do Médico-Veterinário e siga as indicações fornecidas na embalagem do fabricante.
4. Evite os horários mais frios, mas não deixe de garantir que o animal mantenha uma rotina regular de exercícios, como no restante do ano. Isso ajuda a minimizar o risco do pet ficar estressado, letárgico e pouco estimulado. Os cães filhotes, em especial, podem desenvolver problemas comportamentais se não gastarem energia suficiente, como chorar, latir em excesso, cavar, mastigar, morder ou brincar de forma agressiva.
5. Mantenha-se atento ao peso do seu pet. Uma rotina adequada de exercícios combinada com uma alimentação equilibrada diminui o risco de sobrepeso. Por isso, evite oferecer petiscos em excesso e alimentos de consumo humano para não interferir na sua dieta.
6. Certifique-se de deixar sempre água fresca disponível. Mesmo com o clima mais frio, é essencial incentivar que os pets bebam água. O tutor pode espalhar fontes e tigelas pela casa ou incluir mais alimentos úmidos, que garantem uma boa ingestão hídrica e nutricional.
7. Esteja atento aos sinais de que o animal pode estar sendo afetado pelo frio. Esses sinais podem incluir um tremor visível, encolhimento, patas levantando repetidamente ou tentativa constante de recolhê-las. Uma boa dica é seguir a regra geral de que, se a temperatura estiver muito fria para você, o mesmo vale para o seu pet.
8. Evite tosar os pelos do pet e correr o risco de deixá-lo sem sua proteção natural. Outra alternativa para manter o pet aquecido é disponibilizar casinhas e cobertores, assim como utilizar roupinhas em pets que estão acostumados com elas. Lembre-se que as roupinhas não devem ter adereços, como botões, que podem ser facilmente engolidos por eles.
9. Em cães, diminua a frequência de banhos durante essa estação, optando por realizá-los apenas nos dias ensolarados, quando a temperatura está mais quente. Durante o inverno, a lavagem deve ser feita com água morna e o tutor deve se certificar de secar o pet completamente. Em gatos, os banhos não são recomendados em qualquer estação do ano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.