06/07/2023 às 23h02min - Atualizada em 06/07/2023 às 23h02min

​Animais continuam sendo abandonados na região

Animal não é objeto, não é presente; a ausência de reflexão sobre as implicações de ter um pet em casa gera transtorno de comportamento, maus tratos e abandono. Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal alerta para responsabilidade na adoção de pets. 

Depoimentos apontam abandonos

“Esse cachorro foi abandonado aqui no Roldão Butantã e falaram que tá aqui desde que abriu a loja...  Tadinho gente..”. A. M.

“Esse cachorro apareceu em frente ao Supermercado Assai do km 13,5 da Raposo Tavares. Ele está dentro do 'Condomínio Labitare, sendo amparado e  alimentado por algumas pessoas. Por favor ajuda na divulgação para ver se encontramos o dono dele. Telefone para contato: 11 96138-7678". Alessandra

“Pessoal esse cachorrinho foi abandonado, a dona foi embora e o deixou trancado na casa, um vizinho o colocou para fora e está o alimentando. Ele não sai da frente da casa na esperança da dona voltar, então peço ajuda apra ver se alguém pode  adotá-lo. Não é grande e nem é velho, tem uns 2 anos. Ele se encontra na Rua Name Bufhara 196. São Domingos. Kamila e o nome da moça que o abandonou. Fone 19 98869-5545”. E.M.

“Procura-se a família! Capão Redondo. Tel: 95934-9630. Foi encontrado na rua Almirante Penido perto da academia Strong. Está em um lar temporário.” M.N.

“Me chamem no WhatsApp quem tiver interesse 11982638666. Filhotes pitbull com rotwailer. Agora ficaram apenas essas feminhas esperando um lar".

Adoção de cães e gatos: saiba como funciona o serviço na capital
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), promove a adoção de mais de 200 animais disponíveis no Centro Municipal de Adoção. São cães e gatos, entre filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, que esperam por um lar. Os animais disponíveis para adoção estão devidamente vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº 13.131/01.

Como adotar:
Os interessados podem acessar a página da Cosap sobre adoção e consultar as fotos dos animais disponíveis. No dia , o cidadão deverá levar uma coleira com guia e também apresentar o RG e CPF, comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 31,20.

Adotar um animal de estimação é um ato de grande responsabilidade
Não basta apenas ter a intenção de adotar, é necessário que o possível tutor seja consciente quanto às responsabilidades assumidas quando da escolha de tutelar um animal de estimação o que inclui, entre outras, manutenção em local adequado ao porte e espécie, provisão de alimento, abrigo, higiene e provisão, inclusive, dos recursos financeiros necessários para garantir atendimento veterinário de maneira regular ao longo de toda a vida do animal.
Por isso, é importante ter em mente que o cão ou gato viverá em média doze anos ou mais e que necessitará de atenção e cuidados permanentes ao longo de toda a vida.

Cartão Cuida Bem Idoso
Muitos animais alojados na Cosap que aguardam por uma chance de serem adotados são idosos. Como forma de incentivar a adoção desses pets, a pessoa que decidir levar para casa um cão ou gato acima de oito anos recebe o cartão Cuida Bem Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer um dos quatro Hospitais Veterinários Públicos da capital.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.