03/05/2023 às 14h37min - Atualizada em 04/05/2023 às 00h00min

Conselho de Nutricionistas desenvolve campanha sobre os 17 ODS da ONU

O conselho que faz bem – Agenda 2030 faz um apelo aos nutricionistas e técnicos em nutrição de dietética de São Paulo e Mato Grosso do Sul

SALA DA NOTÍCIA Tersandro Vilela
www.crn3.org.br
ASCOM CRN-3
Cada vez mais urgente para saúde do planeta, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), traz um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Em diversos países, organizações da sociedade civil, governos, instituições públicas e privadas e indivíduos estão empenhadas em promover ações alinhadas ao cumprimento das propostas da ONU. No Brasil não é diferente, e entre essas iniciativas está a do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (SP e MS) que, em 2022, iniciou a campanha “O conselho que faz bem – Agenda 2030”, com produção de conteúdo informativo para diferentes plataformas, como: posts para redes sociais, cartilha orientativa voltada aos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, vídeo ilustrativo e lives.

A nutricionista Laura Alonso, vice-presidente do CRN-3, explica que essas ações serviram de base para o lançamento da campanha. “No diagnóstico, que antecede ao planejamento da ação, identificamos a necessidade de abordar os 17 ODS aos poucos em mídias diferentes para atingir o número máximo de profissionais, para depois divulgar o mote da Agenda 2030 no Prêmio Destaque Profissional e de atividades”.

O reconhecimento de profissionais do ano no CRN-3 acontece desde 1993, e, em 2022, com a campanha “O conselho que faz bem – Agenda 2030” todos os participantes, para concorrer ao prêmio, deveriam apresentar ações da sua rotina de trabalho alinhadas ao cumprimento de um ou mais dos 17 ODS. Das mais de 50 inscrições, 14 foram listadas como experiências exitosas no evento alusivo ao Dia do Nutricionista e ao Dia do TND, que contou com palestra sobre Agenda 2030 e toda a sua estrutura considerou o cumprimento dos Objetivos.

Outra data escolhida foi o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. Nessa ação, o CRN-3 distribuiu material da campanha, inclusive com a divulgação da cartilha digital sobre a nutrição e os ODS, e incentivou a doação de 2 kg de alimentos, que também permeou as ações anteriores. Ao todo, a campanha arrecadou mais de uma 1 tonelada de alimentos não perecíveis, que foram disponibilizados para instituições parceiras atuantes no combate à fome.

“Temos entre os pilares estratégicos do CRN-3 a premissa de mobilizar a categoria para Agenda 2030, por entender que, enquanto profissionais da nutrição, nossas ações estão diretamente ligadas à promoção da alimentação adequada e saudável e todas as áreas transversais da nutrição”, sinaliza Alonso ao afirmar que outras ações serão realizadas ao longo dos próximos anos.   

A campanha O conselho que faz bem – Agenda 2030 está disponível nas redes socias e site da instituição crn3.org.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.