13/10/2022 às 23h53min - Atualizada em 13/10/2022 às 23h53min
Famílias continuam abandonando cães e gatos em toda a região. Faça sua adoção
Embora não haja estatísticas oficiais, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil. Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.
“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento”, alerta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP. Outra questão grave são os prejuízos à saúde pública. “O abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública – devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais”, diz a médica-veterinária Rosangela Gebara, que integra a CTBEA/CRMV-SP.
Segundo Rosangela, “trabalhos internacionais mostram que as principais causas de abandono são, em primeiro lugar, problemas no comportamento dos animais e, em segundo lugar, alterações na rotina de casa – aí entra a questão das viagens e mudanças de endereço.”
Mas, a pandemia também ajudou a aumentar esse número, destaca Rosangela. “Infelizmente soubemos que houve um aumento do número de abandono no início da pandemia, as pessoas ficaram com medo de que os animais pudessem transmitir o coronavírus. Na verdade eles não transmitem, algumas espécies são tão vítimas quanto a gente, podem pegar o coronavírus da gente, mas não transmitem. Mas, por causa de algumas notícias sensacionalistas, as pessoas abandonaram os cães e gatos”
A médica veterinária destaca que atualmente o abandono tem acontecido por questões financeiras, as pessoas estão ficando sem recursos para cuidar dos animais domésticos. “Agora temos visto um maior número de abandono por conta da crise socioeconômica, as pessoas estão mudando de casa, de estado, perdendo seus empregos, e infelizmente isso acaba afetando e muitas pessoas abandonaram os animais por conta desta questão”, lamenta.
Depoimentos
“Cachorro perdido. Encontrado vagando na região da rua Ernesto Nazaré, Alto de Pinheiros. Está sem coleira, mas está bem cuidado e aceita comandos! Está na casa do meu vizinho. Compartilhem!” P.Z. (Grupo Alto de Pinheiros quer Paz-Facebook)
"Cão perdido na Praça Alzira Ferra de Siqueira na Rua Saldanha da Gama x Princesa Isabel - City Lapa. Não sabemos se foi abandonado (possivelmente, sim), pois tem um colchão e no local não há morador de rua, então a hipótese de ser de algum deles, foi descartado. Alguém com menos resgatados que nós, poderia ajudar? Passou a noite toda nessa chuva”. Facebook ‘Amigos do Gabo’
“BOLT segue desaparecido! Fugiu dia 4 de agosto assustado durante pode de árvore no vizinho, no City Lapa, Rua Guararapes, Avenida Mercedes. Ando todos os dias na região. Alguém, por favor! Usava essa roupa, macho, sete meses. Assustado! Por favor! Contato: 9.8977.0171”
“Esse cachorro foi encontrado dia 10, perto da ‘Padaria Saint Ethienne’ na parte da manhã. É um macho, muito dócil, muito bem cuidado. Estava sem coleira ou identificação. Estamos cuidando dele, mas se alguém estiver a procura dele, favor entrar em contato 99183-6085, falar com André.”
“Este cão da foto foi abandonado pelos seus tutores quando estes venderam seu imóvel na rua Campo Grande na Vila Leopoldina. Os pedreiros quando chegaram no local para iniciar a reforma encontraram ele sozinho muito assustado e o irmão dele já morto porque não resistiu à fome e ao abandono. Se alguém tiver interesse em adotá-lo pode me chamar no particular”. M.A.-(Dicas de Perdizes) - Facebook Amigos do Gabo – (08/10/22)
“Encontramos este ‘Schnauzer’ preto perdido, aqui na Av. Jaguaré, altura do 717 (próximo do Posto Shell). Se alguém souber quem é o tutor, entre em contato”. Rodrigo 98066-1377
“Cachorro desaparecido, fugiu do Jardim Ester, da rua do ‘Mercado Lichia’. O nome é ‘Lupy’, é super bonzinho, se alguém encontrar, por favor entre em contato”.96949-6155 Ana Paula
“Para adoção. Doguinho castrado, pequeno porte. Tratar no zap: 98642-6621. Muito dócil, extremamente carinhoso, e brincalhão com pessoas. Tem em torno de 7/8 meses e como todo filhote, tem muita energia para gastar. Para adoção responsável. Adote com amor e responsabilidade. Adote está fofura, chame no zap”. F.P.