05/04/2019 às 15h58min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h52min

Alergia a tosa é possível?

A tosa em animais de estimação pode ter funções estéticas, de higiene e até mesmo ajudar no tratamento de alguns problemas. No entanto, muitos tutores reclamam de alergias e irritações na pele,  que são percebidas depois do procedimento, é o que explica o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place. “Frequentemente aparecem feridas na face ou na região próxima às partes íntimas do animal e os tutores descrevem como alergia à lâmina de tosa”, explica.

Acontece que  lâmina é feita de aço cirúrgico, material hipoalergênico usado também na fabricação de próteses utilizadas em pets e humanos. “Não existe alergia a esse tipo de material. A falta de higiene ou cuidado dos profissionais na hora de fazer a tosa”, afirma o especialista. Pensando nisso, Dr. Morais dá algumas dicas para os tutores avaliem os lugares antes de decidir onde levar o animal e lembra que qualquer reação diferente, o ideal é sempre consultar um veterinário.

Dar banho antes de realizar a tosa pode diminuir a incidência  do problema. Segundo Morais, se o funcionário do pet shop passar a lâmina nas patas, por exemplo, e essa mesma peça for usada em áreas mais delicadas do corpo do animal, pode haver contaminação. “Outro erro é reutilizar a lâmina que teve contato com a região próxima ao ânus onde há maior concentração de bactérias”, acrescenta. Também é preciso secar bem o animal, em temperatura média para prepará-lo para a tosa.

Morais recomenda ainda a utilização um kit de lâminas previamente higienizado “A lâmina utilizada para a tosa higiênica (próxima às partes íntimas) nunca  deve ser a mesma utilizada no corpo e na face do bichinho”, finaliza.

Fonte: Dr. Jorge Morais, fundador da rede Animal Place (www.animalplace.com.br)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.