19/08/2022 às 00h29min - Atualizada em 19/08/2022 às 00h29min

​Famílias abandonam cruelmente pets após a pandemia e há muitos perdidos na região

Em nossa região, principalmente no Butantã e Pinheiros, há notícias de dezenas de cães e gatos abandonados semanalmente. As redes sociais somam centenas de pets encontrados e outros milhares em doação. O que houve após a pandemia? ‘Descartam’, simplesmente os animais? Crueldade e falta de civilidade das famílias que fazem este ato. A ‘Organização Mundial da Saúde’ (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil. Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

Sofrimento dos animais
“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento”, alerta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP.

Saúde pública
Outra questão grave são os prejuízos à saúde pública. “O abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública –  devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais” , diz a médica-veterinária Rosangela Gebara, que integra a CTBEA/CRMV-SP.

Pandemia
Mas, a pandemia também ajudou a aumentar esse número, destaca Rosangela. “Infelizmente soubemos que houve um aumento do número de abandono no início da pandemia, as pessoas ficaram com medo de que os animais pudessem transmitir o coronavírus. Na verdade eles não transmitem, algumas espécies são tão vítimas quanto a gente, podem pegar o coronavírus da gente, mas não transmitem. Mas, por causa de algumas notícias sensacionalistas, as pessoas abandonaram os cães e gatos”
A médica veterinária destaca que atualmente o abandono tem acontecido por questões financeiras, e as pessoas estão ficando sem recursos para cuidar dos animais domésticos. “Agora temos visto um maior número de abandono por conta da crise socioeconômica, as pessoas estão mudando de casa, de estado, perdendo seus empregos, e infelizmente isso acaba afetando e muitas pessoas abandonaram os animais por conta desta questão”, lamenta.

Achado cães
“Procura-se o dono! O cachorro estava vagando entre as Avenidas Pedroso de Moraes e Faria Lima, no dia 11/08 por volta das 14h. Usa coleira da Zee Dog, mas sem identificação. Marina resgatou o cachorro e o Sr. Hugo está com ele temporariamente - (11) 99518-1904” J.S.

Procura-se
“BOLT segue desaparecido e eu sigo buscando! Fugiu dia 04/08 da Rua Guararapes, City Lapa. Arredores da Avenida Mercedes e Brigadeiro Gavião Peixoto. Usava roupinha, fugiu assustado. Sete meses, porte médio. Por favor ajudem! Crianças tristes aqui. Precisamos de ajuda! Contato: 9.8977.0171” C.D.

Adoções
“Juan, Catarina e Scooby, pacotes de amor. Lar pra eles, pode ser separado. Estão castrados, vacinados e vermifugados com antipulgas. Por favor se souberem de alguém que queira adotar, vamos agradecer do fundo do coração. São dóceis, ativos como qualquer cão novo,  jovens. Não tem custo nenhum. Estão na zona oeste. Contatos Amistad Hotelzinho 11 91578-3214: Juan 6 meses, Catarina 9 meses, Scooby 2 anos (ele porte M-G) Amistad Petshop” R.M.

Cachorro Perdido
“Por favor peço que me ajudem. Nome: Fred, idade: 5 anos, contato: 11 96350-7561, data do sumiço: 10/08, horário próximo 14:00. Moramos na divisa de Taboão da Serra com Butantã. Última vez que ele foi visto estava no Jardim Guaraú, próximo ao Km 15 da Raposo Tavares. Ele tem uma patologia na qual precisamos ministras duas medicações nos olhos dele diariamente. Por favor, compartilhem o máximo que for possível. Temos uma pessoa especial e uma criança que são muito apegados a ele. Ele é muito apegado a nossa família e nós a ele também.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.