22/07/2022 às 00h23min - Atualizada em 22/07/2022 às 00h23min

​Continua o abandono e cães perdidos em toda a região

Quando uma pessoa opta pela adoção ou compra de um cão ou gato, tem que estar consciente de que será o responsável pelo animal em todas as etapas de sua vida, promovendo a guarda responsável, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho. Estas atitudes não estão acontecendo com muitos moradores da região oeste, pois o número de pets abandonados ou perdidos aumentam dia a dia, com “avisos” ou “recados” na mídia e nas redes sociais.

Donos de PETs devem ter responsabilidade
Ter espaço adequado para abrigar este cão protegido de intempéries, limpo e onde ele possa caminhar, mantê-lo vacinado contra raiva e preferencialmente contra doenças específicas, possuir o Registro Geral Animal (RGA), levá-lo ao médico veterinário e tratá-lo quando está doente, responder civil e penalmente por todos os atos de seu animal e não abandoná-lo, independentemente do motivo alegado. A principal base legal é a Lei Municipal n.º 13.131/2001 e seu Decreto Regulamentador n.º 41.685/2002 que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos. Além disso, o programa de educação voltado para crianças denominado ‘Projeto Para Viver de Bem com os Bichos’ foi iniciado em 2002 e tem como objetivo a educação continuada em posse responsável de cães e gatos.

Adoção
São mais de 200 animais que ainda esperam por uma família, muitos deles há mais de dez anos. O processo de adoção é simples: O primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3676 ). Ali mesmo você encontra o link que dará acesso a galeria de imagens e informações de alguns animais disponíveis para adoção.
A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Isso porque o alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis. Apesar de a maioria das famílias que procuram a COSAP terem preferência pelos filhotes, a coordenadora , Analy Xavier, afirma que são muitas as vantagens de adotar um animal adulto. “A gente já sabe o tamanho que ele vai ficar. É diferente de se adotar um bebezinho fofo, pela empolgação, e ele cresce muito. Não tem como controlar isso. Além disso você já conhece o temperamento, já sabe exatamente como ele é, isso para a adoção é muito importante, para que seja compatível o perfil do adotante com o perfil do animal”, explica.

Animais adultos
Os animais adultos também fazem menos bagunça, destroem menos objetos, e são mais resistentes às doenças. “Fora a vantagem de você dar uma nova oportunidade para um animal que é negado e rejeitado, por já ser adulto. A forma como eles nos dá amor é tão gratificante, que eu diria que os adultos, e especialmente os mais velhos, são mais resilientes. É perceptível a retribuição e a gratidão que eles demonstram quando têm uma oportunidade com uma nova família”, disse Analy.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.