18/11/2021 às 22h56min - Atualizada em 18/11/2021 às 22h56min

Dia e Noite - 18/11/21

Subprefeito do Butantã Paulo Sapienza é homenageado como melhor gestor da cidade de São Paulo
No último dia 17 , a Câmara Municipal promoveu a 16ª edição do Prêmio Promotores de Desenvolvimento, concedido pelo Fórum São Paulo, um grupo que reúne profissionais liberais da região metropolitana da capital com enfoque nas atuações dos setores público, privado e sociedade civil. O foco da premiação é valorizar os profissionais de diferentes segmentos da sociedade, incluindo o setor público. A votação ocorreu de forma virtual e contou com mais de 16 mil votantes, foi aberta ao público e encerrada no mês de outubro.
Paulo Vitor,  foi eleito  como representante do poder executivo de São Paulo, na premiação deste ano. Ele está na sua segunda gestão como subprefeito do Butantã, anteriormente passou pela regional de Sapopemba. Seu retorno ao bairro da zona oeste de São Paulo foi caracterizado por solicitações de munícipes, além da confiança do atual prefeito, Ricardo Nunes. Há quatro meses, a equipe de zeladoria e obras da subprefeitura tem diminuído o tempo hábil de realização das solicitações feitas através do Portal 156. “Ressaltamos a importância da gestão participativa, onde recebemos e atendemos todos os moradores para discutirem suas demandas, frequentemente”. Esses são alguns fatores pressupostos para Sapienza ter sido o mais votado e o escolhido em 2021.

Aniversário da Distrital Sul da ACSP
A festa de confraternização e do 68º aniversário da Distrital Sul da Associação Comercial de São Paulo foi realizada no último dia 12 na Pizzaria Santa Marcelina, no Alto da Boa Vista. Na foto, da esquerda para a direita: João Bico e Giacinto Cataldo, vice-presidentes da ACSP; Gilbert, cantor da época da ‘Jovem Guarda’; Teruo Yatabe, ex-superintendente e membro do Conselho Consultivo da ACSP e António Sousa, diretor superintendente da Distrital Sul da ACSP.

Feira Janaína na Vila Madalena
A próxima edição da “Feira Janaína” será dia 20 próximo das 14 às 20 horas no ‘Mural Casa de Cultura na Vila Madalena’, do lado do ‘Beco do Batman’, com show da Heloísa Lucas e Flash Tattoo. Há vagas para expositores: -97058-3180 (‘Nai’, organizadora da feira).

Rotary comemora 30 anos do Projeto Preserve o Planeta Terra
O Rotary vai comemorar, no próximo mês, 30 anos do projeto “Preserve o Planeta Terra”, do presidente mundial Paulo Viriato Correa da Costa. Para comemorar, está marcado um evento musical com apresentação da Soprano Isa Testai, na Praça Jurema, no Alto do Sumaré, no dia 4 de dezembro (sábado), às 11 horas. Logo após, todos estão convidados para almoçarem no Salão do Immensitá, na zona norte de São Paulo, Wyndham Garden – Av. Luiz Dumont Villares 392. Frei Jair Roberto Pasquali do Santuário Nossa Senhora de Fátima dará a bênção a todoas os presentes.
Apoiadores: Subprefeitura de Pinheiros, Distrito 4563 de R.I. Rotary Club de São Paulo, Oeste, Norte, Sumaré, Jardim das Bandeiras-Alto de Pinheiros; ABROL – Academia Brasileira Rotária de Letras Cidade de São Paulo; Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudoeste, superintendente Ricardo Granja; Governador Claudio Moyses, responsável pelos Projetos Rotários Humanitários; Governador 2021-2022, Augusto César dos Santos; Vereador Paulo Frange; ‘Zé do Coco’ e Milton – Cabeleireiro, Rua Oscar Freire, 2610, esquina com a Praça Jurema.
Ana Rosa pede doações
A entidade está com a meta de arrecadar $60.000 mil, para a compra de 1.000 cestas básicas para as famílias atendidas. Você pode realizar uma doação a partir de 7$, um valor simbólico, mas que vai contribuir muito com o Instituto. No site https://anarosa.us18.list-manage.com/track/click?u=89138ed75905dcd39ad90ca44&id=dfd703ace5&e=54313526c3, você pode doar com: Cartão de crédito, Boleto e Pix.

Monte Serrat 
O retorno ao ano de 1941, no Largo de Pinheiros, com foco na Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat. Em 1560, os índios tupis abandonaram o núcleo central da cidade de São Paulo e, orientados pelos jesuítas, fundaram algumas aldeias, como por exemplo a aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros. Nela os padres construíram a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, que, com o passar do tempo, se tornou um centro importante de celebrações religiosas para a vila e também aos moradores dos arredores. Atualmente a Igreja também é conhecida como Igreja do Largo de Pinheiros, remetendo à fundação da aldeia de Pinheiros, no século XVI.

Reminiscências 1
Extensão do Bonde Santo Amaro até estação Socorro 1958

Reminiscências 2
Antiga fábrica da Caloi no bairro do Brooklin (Av. Santo Amaro, esquina com rua dos Pássaros e Flores) – anos 60

Praça das Araucárias
Aqui, bem aqui, tinha um posto de gasolina.
Aqui, bem aqui, o verde parecia ter perdido a vez, a fala, o brilho.
Mas não.
No meio do caos, um teco de terra volta a ser verde. Volta a pulsar vida, a infiltrar água a refrescar a vista.
Agora só falta o resto :)
#jardimdechuva por um mundo muiiito melhor.
Pra quem ainda não conhece, esta placa foi posta na praça das Araucárias. Esse jardim de chuva, no meio do Largo da Batata, tomou lugar no terreno que foi um posto de gasolina no passado e virou praça.” E.O. ‘Baixo Pinheiros Comunidade’ - Novas Árvores Por Aí

Você sabe por que a Rua Oscar Freire leva esse nome?
A via foi batizada em homenagem ao médico legista baiano Oscar Freire de Carvalho, responsável pela introdução do ensino de medicina legal na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia e, posteriormente, em São Paulo, atual Faculdade de Medicina da USP. Em 1918 foi convidado a ser professor catedrático (categoria mais elevada da carreira docente) da antiga Faculdade de Medicina e Cirurgia da USP, e ainda foi um dos fundadores do Instituto Médico Legal de São Paulo (IML).
Localizada nos bairros Jardins e Pinheiros, com 2,6 Km de extensão, a rua Oscar Freire foi considerada a via comercial mais cara do Brasil, segundo estudo da empresa de serviços imobiliários comerciais ‘Cushman & Wakefield’, realizado em 2019. Como característica, a via possui fios aterrados e calçadas largas, e suas lojas são em maioria, destinadas ao público que aprecia a moda. Também é possível desfrutar de várias opções de cafés, bares e restaurantes.
Crédito: Edson Lopes Jr/SECOM - As imagens foram feitas antes do período de pandemia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.