16/09/2024 às 17h30min - Atualizada em 17/09/2024 às 00h00min

Pesquisadoras ligadas à ABES participam de livro sobre o uso de IA nos serviços públicos

Escrito por mulheres, o livro "O Uso da Inteligência Artificial e a Inclusão Digital nos Serviços Públicos”, organizado por Camila Cristina Murta, dá uma nova perspectiva à transformação digital nos serviços públicos brasileiros 

REDAçãO ECC
ABES
Divulgação/ABES

Sete pesquisadoras ligadas ao Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação, criado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em 2023 em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) integram o grupo de 30 autoras do livro O Uso da Inteligência Artificial e a Inclusão Digital nos Serviços Públicos. Ana Claudia Donner Abreu, Cibele Perillo, Clara Savelli, Daniella Caverni, Jamile Sabatini Marques e Natalia Marroni Borges representam a ABES na obra, que é organizada por Camila Cristina Murta, que atua como líder do Grupo de Trabalho de Compras Públicas da Associação. 

A publicação, que estará disponível nas principais livrarias e plataformas digitais, dá uma nova perspectiva à transformação digital nos serviços públicos brasileiros, oferecendo uma visão abrangente sobre como a inteligência artificial (IA) e a inclusão digital podem revolucionar o setor, tornando-o mais eficiente, acessível e justo. “Trata-se de uma coletânea de ensaios e estudos de caso escritos por 30 mulheres que atuam nos setores público e privado de tecnologia. As autoras abordam temas cruciais como educação, saúde, gestão pública, viés algorítmico, privacidade e transparência na aplicação da IA. Além disso, o livro discute os desafios éticos e sociais que acompanham o uso crescente dessas tecnologias, propondo medidas para mitigar riscos e promover valores democráticos e direitos humanos”, afirma Camila Cristina Murta. 

O Uso da Inteligência Artificial e a Inclusão Digital nos Serviços Públicos também destaca a importância da diversidade e da representatividade feminina em um campo onde as mulheres ainda são sub representadas. “Cada uma das contribuidoras é um exemplo inspirador de como determinação e conhecimento podem conduzir ao sucesso, incentivando outras mulheres a perseguirem e alcançarem posições de liderança na tecnologia”, completa Camila. 

Para Jamile Sabatini Marques, diretora de fomento e inovação da ABES e uma das autoras do livro, o lançamento da obra representa um marco para a discussão sobre a aplicação responsável da IA no Brasil. "Nossa missão é inspirar profissionais de tecnologia e gestores públicos a adotarem práticas que promovam o bem-estar social e a inclusão digital”, declara.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA DEBEI HERLING
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.