Agora é a vez do macro rodoanel

Por
2 Min

Em abril de 2012 o Morumbi News do Grupo 1 de Jornais, publicou meu artigo com uma sugestão de se pensar seriamente no macro rodoanel em torno da cidade de São Paulo. Assim em 2025, quando se anunciou a inauguração do penúltimo trecho norte do Rodoanel Mário Covas, nada mais adequado do que lembrar da matéria.
Chamei na ocasião a atenção dos leitores que há 62 (sessenta e dois) anos, antes da década de 2010, cogitava-se de construir um anel rodoviário em torno da capital do estado. Razões existem para se festejar a entrega ao tráfego deste penúltimo trecho.
São elas principalmente políticas, sociais, mas também econômicas e principalmente tem a ver com a facilitação do tráfego na metrópole, tanto quanto responde a grandes questões ambientais e climáticas.   

As autoridades constituídas estão agora, mais do que nunca, obrigadas a pensar no macro rodoanel. A uma distância média de 200 quilômetros do centro, ele beneficiaria o transporte, evitando definitivamente a entrada na cidade, possibilitando que do interior do Estado e do Brasil, as cargas transitassem entre São José dos Campos e as cidades de Itu, Salto, Indaiatuba, Jacareí e Mogi das Cruzes, contornado o ABCD e atingindo o porto de Santos. 
Nada mais apropriado do que reproduzir o mapa que ilustrou a matéria.
De outra parte o artigo colocou que o transporte moderno é o intermodal.
A par do macro rodoanel é de se executar os planos do Ferroanel, de terminar por implantar as hidrovias, tanto quanto cogitar-se do transporte aéreo que complementa definitivamente os projetos dessa natureza, tudo para bem servir uma das maiores, mais populosas e pujantes cidade do mundo. 
Urge que o governo Federal, o Estadual e o Municipal juntem os melhores esforços para traduzir essa realidade não só no papel, mas objetiva e efetivamente torná-la uma realidade.
Antes tarde do que nunca!
*O autor Nelson Terra Barth é advogado e ambientalista


Notícias Relacionadas »