11/06/2024 às 11h11min - Atualizada em 16/06/2024 às 00h00min

Dia dos Namorados: celulares, bolsas e entretenimento lideraram as vendas no e-commerce em 2023, segundo a Criteo

Dados da última sazonalidade registraram crescimento de 10% nos cliques em anúncios, além de 13% a mais em transações, na comparação com o ano anterior

Sherlock Communications
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Data especial para milhões de casais no Brasil, o Dia dos Namorados representa também uma oportunidade para ampliar as vendas e promover novas opções de produtos e serviços ao mercado, especialmente nos canais de vendas digitais. A depender do desempenho dos anúncios, os números corroboram essa tendência. 

Segundo a Criteo, a companhia global de commerce media, o número de cliques em ofertas anunciadas on-line no Dia dos Namorados de 2023 aumentou 10% em relação ao ano anterior. Esse aumento também se refletiu no faturamento total do comércio eletrônico na última sazonalidade, que registrou vendas totais 13% maiores do que em 2022. 

O crescimento foi observado no segmento de varejo geral, com 3,1% a mais de vendas.  No entanto, o maior destaque foi um salto de 8,2% nas compras de presentes do segmento FTO (Fashion-Toys-Others), categoria que reúne uma gama de produtos de uso pessoal, que inclui desde roupas, calçados e brinquedos até produtos de higiene e beleza.

Por categorias de produtos, os itens  mais comprados no período foram celulares, seguidos por calçados e eletrodomésticos, conforme os dados da Criteo. Os maiores aumentos foram sentidos, mais uma vez, por ‘celulares e smartphones’, em primeiro lugar, grupo com aumento significativo de 29%, e ‘bolsas e mochilas’, na sequência, registrou alta de 21%. Em seguida, vieram os segmentos de entretenimento, com elevação de 13% no desempenho, e o segmento de mídia, com resultados 9% melhores.  

A maior parte das compras foi realizada a partir de aparelhos celular, que foram utilizados em 69% das transações durante a sazonalidade de 2023. A competitividade no e-commerce também aumentou no período, que atraiu investimentos em publicidade online 3% maiores. 

O aumento de vendas e de cliques durante o Dia dos Namorados de 2023 indica um apetite maior dos consumidores por presentear parceiros na data. Para aproveitar ao máximo a sazonalidade de 2024, profissionais do marketing devem operar campanhas always-on, de forma a alcançar, com eficiência, os consumidores com maior potencial de conversão.  


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PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
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