Como Sobral investe menos por aluno e alfabetiza mais que a média nacional?

Especialista apresentará estratégias que transformaram município cearense em referência mundial em educação no Conexão APM Sorocaba

Por VIVIANE FERREIRA
5 Min

Como Sobral investe menos por aluno e alfabetiza mais que a média nacional?
Instituto Alfa e Beto

Sobral, no interior do Ceará, investe cerca de R$ 9 mil por aluno ao ano, valor inferior à média nacional, que supera R$ 13 mil. Ainda assim, o município alcançou cerca de 97% de alfabetização infantil e se tornou referência mundial em educação. O modelo que levou a esse resultado será tema da palestra da consultora pedagógica Cristina Barbosa, do Instituto Alfa e Beto (IAB), durante o Conexão APM Sorocaba, iniciativa da Associação Paulista de Municípios (APM), no próximo dia 26 de junho.

Com mais de 18 anos de atuação na área educacional, Cristina apresentará dados que ajudam a explicar por que Sobral se tornou um dos casos de educação pública mais estudados do país. A especialista mostrará como estratégias baseadas em evidências, ensino estruturado, monitoramento constante e foco na alfabetização permitiram ao município alcançar índices muito superiores à média nacional, que atualmente é de 66%, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Para Cristina Barbosa, o exemplo de Sobral mostra que o sucesso educacional não depende exclusivamente de maiores investimentos, mas da adoção de estratégias consistentes e orientadas por resultados.“Não necessariamente tem a ver com custo. Tem a ver com método e com a forma de fazer dar certo. Essa resposta nós já temos e os números confirmam que as estratégias estruturadas de ensino trazem resultado”, afirma.

O tema ganha relevância em um momento em que gestores públicos de todo o país buscam respostas para um dos maiores desafios da educação brasileira: garantir que as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa. Enquanto São Paulo registra índice de 61,07% de alfabetização, os 15 municípios brasileiros com melhor desempenho alcançam média de 98,26%, demonstrando que resultados muito acima da média são possíveis mesmo dentro da realidade da rede pública.

Segundo ela, a alfabetização deve ser tratada como prioridade absoluta dentro das redes de ensino. “Temos um foco obsessivo na alfabetização. É ela que dá a base para todo o restante da trajetória escolar da criança. Não existe aprendizagem em Geografia, Ciências ou História se o aluno ainda não consegue ler o que está escrito nos materiais didáticos”, explica.

A consultora também ressalta a importância de um planejamento estruturado e do monitoramento contínuo da aprendizagem. “Nenhum piloto inicia um voo sem um plano. O ensino estruturado funciona da mesma forma. É preciso saber onde se quer chegar e acompanhar constantemente os resultados para corrigir a rota quando necessário”, compara.

Para Cristina, o desempenho de Sobral não é resultado de fórmulas mágicas ou circunstâncias excepcionais. “Sobral é método, consistência e trabalho contínuo. É fazer o que precisa ser feito todos os dias”, resume.

Além do caso cearense, serão apresentados exemplos de municípios que obtiveram avanços expressivos com práticas baseadas em evidências. Entre eles está Bom Jesus (PI), onde mais de 94% dos estudantes são considerados fluentes em leitura, e Trizidela do Vale (MA), que elevou seus índices de fluência leitora de 3% para 50% em apenas dois anos.

Os exemplos fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto, organização que atua há mais de duas décadas no desenvolvimento de soluções educacionais baseadas em evidências e que atualmente está presente em mais de mil municípios brasileiros, impactando cerca de 4,5 milhões de estudantes.

“Os números não mentem. Quando existe método, estrutura e acompanhamento, os resultados aparecem. Nosso objetivo é mostrar aos gestores que é possível transformar a realidade da educação pública e levar esses mesmos resultados para seus municípios”, conclui Cristina Barbosa.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE FERREIRA DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »