21/08/2023 às 14h44min - Atualizada em 22/08/2023 às 00h00min

Cinco dicas sobre Employer Branding que todos precisam saber

Consultamos três especialistas, Bell Gama, Bruna Mascarenhas e Viviane Mansi, que deram dicas sobre os principais motivos para investir em marca empregadora

Guto Baptista
Divulgação

O Employer Branding tem se tornado cada vez mais relevante no cenário empresarial nos últimos anos. Com o avanço das empresas e a crescente preocupação com a empatia e o engajamento dos colaboradores, o Brasil tem se mostrado atento ao desenvolvimento da marca empregadora. Diante deste contexto, as especialistas Bell Gama, Bruna Mascarenhas e Viviane Mansi abordam cinco temas prioritários do EB. Elas também são autoras de duas obras, a última lançada agora com o título "Employer Branding: mais conceitos, mais modelos, mais práticas".

 

1- Com a evolução das companhias e a preocupação de empatia dentro delas, hoje o Brasil se mostra preocupado no desenvolvimento de marca empregadora

 

Nos últimos anos, as empresas têm passado por um processo de evolução, reconhecendo a importância da empatia e do cuidado com os colaboradores. Nesse contexto, o Brasil tem acompanhado essa tendência global, mostrando-se cada vez mais preocupado em desenvolver uma marca empregadora forte. Ao investir no Employer Branding, as empresas conseguem atrair talentos de qualidade, engajar seus colaboradores e construir uma reputação positiva no mercado de trabalho.

 

2- Por que a sua empresa precisa ser uma marca empregadora?

 

Ser uma marca empregadora traz inúmeros benefícios para as empresas. Primeiramente, uma marca empregadora sólida ajuda a atrair e reter os melhores talentos, o que é crucial para o sucesso e crescimento dos negócios. Além disso, uma boa reputação como empregador atrai profissionais motivados e comprometidos, resultando em maior produtividade e melhores resultados para a organização. Uma empresa que se preocupa com o bem-estar e desenvolvimento de seus colaboradores também tende a ter uma imagem positiva perante clientes, parceiros e a sociedade em geral.

 

3- Você sabe quais são os procedimentos para ter uma marca empregadora?

 

Implementar uma marca empregadora envolve uma série de procedimentos e estratégias. É necessário entender a cultura organizacional, os valores e propósitos da empresa, além de identificar os pontos fortes que a tornam uma opção atraente para os profissionais. O desenvolvimento de uma comunicação interna eficaz, programas de treinamento e desenvolvimento, políticas de reconhecimento e benefícios atrativos são alguns dos elementos fundamentais para construir uma marca empregadora forte. O livro das autoras oferece insights valiosos e práticas recomendadas para auxiliar as empresas nesse processo.

 

4- Conheça cases de sucesso para implementar na sua empresa e aproveite todos os benefícios de uma marca empregadora

 

Ao explorar cases de sucesso apresentados no livro, os leitores terão a oportunidade de conhecer exemplos práticos de empresas que alcançaram resultados significativos ao investir no Employer Branding. Esses cases servem de inspiração e oferecem insights sobre estratégias eficazes para a construção de uma marca empregadora sólida. Ao implementar as práticas recomendadas e adaptá-las à sua realidade, é possível desfrutar dos benefícios de atrair talentos qualificados, reter colaboradores engajados e fortalecer a reputação da empresa no mercado de trabalho.

 

5- Descubra como as autoras se tornaram referências no assunto e saiba mais sobre o novo livro

 

Bell Gama, Bruna Mascarenhas e Viviane Mansi são autoras renomadas com ampla experiência profissional e acadêmica em Employer Branding, comunicação organizacional e marca. Além de escreverem livros, elas também compartilham seu conhecimento ministrando um curso livre sobre o tema, no qual já ajudaram mais de 1.000 alunos presencialmente e online. Com o lançamento do segundo livro, elas buscam atualizar e aprofundar o conhecimento sobre o assunto, oferecendo novas perspectivas, modelos e casos de sucesso para auxiliar os leitores em sua jornada de fortalecimento da marca empregadora.

 

Sobre as autoras:

Bell Gama, CEO e co-fundadora da Air Branding, é uma experiente profissional de comunicação com mais de 22 anos de atuação no mercado. Com sua expertise em Employer Branding, ela acumula uma ampla gama de projetos bem-sucedidos, trabalhando com mais de 80 clientes e liderando 35 projetos de EVP (Employee Value Proposition) no Brasil e na América Latina.

Bruna Mascarenhas é professora na ESPM, colunista na HSM Management, e comanda a consultoria Smart Comms, fundada em 2016. Passou mais de 13 anos no ambiente corporativo em empresas como Johnson&Johnson, Unilever, Touch Branding e Votorantim e, como consultora, já construiu mais de 15 EVPs para empresas de diversos portes e facilitou cursos e formações nas áreas de Employer Branding e Gestão da Mudança pelos quais passaram milhares de alunos. É graduada em Comunicação, tem MBA e é mestranda em Psicologia Organizacional pela University of London, com pesquisa voltada para a conexão entre marca empregadora e a Teoria do Contrato Psicológico

Viviane Mansi possui uma sólida trajetória profissional em empresas como MSD, Takeda, GE, Votorantim Cimentos e Toyota além de experiência em sala de aula como professora das melhores escolas de comunicação e negócios do Brasil. Neste livro, ela traz sua experiência em liderança e comunicação para o contexto do Employer Branding. Viviane também é autora de mais de 15 livros e é reconhecida como uma das "Top Voices" do LinkedIn.


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