27/07/2023 às 15h49min - Atualizada em 02/08/2023 às 00h00min

Primeiro produto da linha Hybrid R com tecnologia e-Sys começa a operar no Brasil

Entrega do modelo de semirreboque florestal, equipado com sistema de tração auxiliar elétrico inédito, sinaliza uma nova etapa para o transporte de cargas brasileiro

Assessoria de imprensa
Marcos Querotti
Após o anúncio das primeiras vendas, o Hybrid R, semirreboque da Randon equipado com a exclusiva tecnologia e-Sys, da Suspensys – ambas empresas da Randoncorp - começa a operar em estradas brasileiras. O primeiro veículo comercializado no mercado nacional é um semirreboque Florestal, adquirido pela produtora de celulose CMPC e transportadora Expresso Nepomuceno e entregue oficialmente em cerimônia realizada no dia 26 de julho, com a presença de representantes das companhias.
 
A CMPC, multinacional chilena, junto com a transportadora Expresso Nepomuceno, uma das principais empresas de logística do país, adquiriram a solução para ser utilizada em operação que irá ocorrer na rota de transporte de madeira realizada entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel.
 
O início das operações da solução Hybrid R com a tecnologia e-Sys no território nacional é um marco para a história do transporte de cargas no Brasil. Nos últimos anos, nos empenhamos fortemente para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, que se traduzem em mais rentabilidade para o transportador e ganhos significativos para o meio ambiente. Estamos muito avançados no segmento de eletromobilidade para o transporte pesado e, com a parceria da CMPC e Expresso Nepomuceno, estamos contribuindo para a transformação do transporte rodoviário brasileiro”, destaca Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp.
 
Com conceito inovador e sustentável, a linha Hybrid R conta com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, que atua na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para a armazenamento de energia a ser utilizado na necessidade de tração em subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e menor emissão de gases no meio ambiente, com forte impacto também na competitividade do negócio. A solução foi desenvolvida de forma exclusiva pela Randoncorp por meio de parceria entre Randon, Suspensys e Centro Tecnológico Randon.
 
A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, e produz, por ano, cerca de 2 milhões de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal, como lenços de papel, embalagens e vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas.
 
“É com muito orgulho que anunciamos essa importante parceria com a Randon, que nos posiciona como pioneiros no país ao operar com eixo elétrico em nosso transporte de madeira no Rio Grande do Sul. Desta forma, podemos nos posicionar cada vez mais como vanguarda em termos de processos sustentáveis em logística”, considera o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.
 
A Expresso Nepomuceno vai expor a solução durante a 5ª Expoforest, a maior feira dinâmica para o segmento florestal das américas, que apresenta tecnologias para a produção de madeira proveniente de florestas plantadas. A edição de 2023 da Expoforest ocorrerá de 09 a 11 de agosto em Guatapará, região de Ribeirão Preto (SP).
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