12/04/2019 às 14h02min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h51min

Briga entre cães: 7 dicas para reconciliar os peludos

Cuidar de mais de um cachorro em casa nem sempre é uma tarefa fácil. São diversos os motivos que podem levar os peludos a brigarem entre si. Os mais comuns são: posse (do dono, de comida ou de algum objeto) e estresse, que pode ser causado pela falta de socialização, de espaço, de interação com o tutor e de atividade física. Ingrid Stein, da DogHero, plataforma que conecta mães e pais de cachorro a anfitriões que hospedam os pets em casa, separou algumas dicas. Confira:

  1. Descubra o gatilho Sabendo a causa das brigas, fica mais fácil modificar o ambiente e diminuir as chances de novos confrontos.
  2. Coloque-os para gastar energia Mantenha uma agenda regrada de exercícios diários com os cães juntos, um do lado do outro. É fundamental que a atividade seja igual para todos.
  3. Estabeleça limites Treinos de obediência e imposição de regras e limites são dois pilares fundamentais para o bom comportamento. Procure a ajuda de um adestrador profissional.
  4. Fala associação positiva É importantíssimo que você sempre associe a presença do outro cão a algo positivo. Não incentive disputas – inclusive por ciúmes do tutor.
  5. Aplique a técnica Separe-os, ambos na coleira, com a guia curta e cada um controlado por uma pessoa – elas devem ficar lado-a-lado a uns três passos de distância, mantendo os cães nas laterais opostas. A ideia é mantê-los perto um do outro sem que fiquem se encarando. O próximo passo é colocar um para cheirar o bumbum do outro.
  6. Atenção à saúde Mudanças bruscas de comportamento nos cães, como ficar mais irritadiço, podem significar problemas de saúde. Cães com dor, por exemplo, tendem a ficar menos tolerantes à aproximação. Nesses casos, é fundamental a visita a um veterinário.
  7. Castração A castração pode ser uma boa opção para cães que brigam por disputa de território (machos) ou por cio (fêmeas). "A testosterona é produzida nos testículos e é um hormônio intimamente relacionado com a agressividade. Na castração é feita a retirada do testículo e portanto os níveis desse hormônio caem consideravelmente e os animais ficam menos agressivos", finaliza Ingrid.
Fonte: Ingrid Stein, da DogHero (www.doghero.com.br)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.