Sejamos agentes de mudanças
Mudanças Climáticas
Domínio Público
O mundo precisa de pessoas responsáveis. O maior desafio enfrentado pela humanidade é resultado de nossa insensatez coletiva. Desmatamento, poluição da atmosfera, do solo e da água. Excesso de consumismo, de desperdício e de descarte errado. Tudo gerou o aquecimento global, causador das mudanças climáticas que passaram a ser emergências e depois verdadeiro cataclismo climático. A responsabilidade não é apenas do Poder Público. O governo faz sua parte. Mas depende da adesão de todas as pessoas. Uma forma de se engajar é tornar-se empreendedor social e conhecer a Ashoka, rede global com mais de quatro mil lideranças em noventa países. Nem todos podemos ser empreendedores, mas podemos e devemos ser agentes de transformação. As mudanças e a interconexão aumentaram exponencialmente. Não há como voltar atrás. A cidade é o lugar onde vivemos. Ela pode ser melhor a cada dia. Com mais árvores, mais limpeza, mais cortesia e gentileza. É viável se importar com o outro e tornar a cidade mais acolhedora, mais verde, mais resiliente. Há cursos de jardinagem gratuitos. Há viveiros municipais fornecendo mudas. Cuidar das árvores de sua rua não leva senão alguns minutos e a retribuição será um prazer enorme. Você não nasceu em vão! Está fazendo com que a sua própria vida e a de outros humanos seja mais feliz. A chegada de um novo ano representa um ciclo que pode ser assumido como compromisso de transformar o ambiente, convertendo-o em espaço de harmonia, de alegria e de convivência fraterna. Você é capaz disso. Conscientize-se e aja. Há múltiplas formas de participar e de não ser parte do problema, porém ser parte da solução. *José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]