22/02/2024 às 23h24min - Atualizada em 22/02/2024 às 23h24min

Dengue pode causar sintomas oculares como hemorragias e inflamação do nervo óptico

Sintomas oculares são mais comuns na dengue hemorrágica, mas podem acontecer nas outras formas da doença

O Brasil vem enfrentando um cenário preocupante em relação à dengue. Desde o início do ano, segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados 500 mil casos da doença, um número quatro vezes maior quando comparado ao mesmo período de 2023.
O que poucas pessoas sabem é que os quadros de dengue podem afetar também o sistema visual. 
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a dor no olho é o sintoma oftalmológico mais conhecido e comum nos quadros de dengue. “Esta manifestação é decorrente da inflamação no nervo óptico que causa a chamada neurite óptica”.
“Contudo, a dengue também pode causar hemorragias intraoculares devido à queda do número de plaquetas nos pacientes que contraem a virose. Vale reforçar que os sintomas oculares da dengue ocorrem em cerca de 10% dos casos”, explica a especialista. 
Justamente por não ser tão prevalente, as manifestações oftalmológicas podem passar despercebidas. Além disto, alguns sintomas podem aparecer após a fase aguda da dengue.

Neurite óptica
Além da dor no olho, a neurite óptica pode causar dificuldades para enxergar, para distinguir cores e distância. A maioria dos casos tende a melhorar em algumas semanas. “Caso os sintomas persistam, é preciso ir a um oftalmologista para um exame mais apurado do nervo óptico e da retina”, alerta Dra. Maria Beatriz. 
Hemorragia na parte posterior do globo ocular pode ser grave
A hemorragia ocular relacionada à dengue pode ocorrer na conjuntiva, tecido que reveste a parte da frente do globo ocular. “Nestes casos, embora a vermelhidão seja intensa, costuma desaparecer em algumas semanas, sem grandes consequências”, diz a médica. 
Por outro lado, as hemorragias que ocorrem na parte posterior do olho, especialmente àquelas que atingem a retina e o vítreo, podem ser graves e ameaçar a visão. 

Os sintomas das hemorragias na parte posterior do olho (retina e vítreo) podem variar. Entre as principais estão: 
Flashes de luz
Manchas escuras na visão
Aumento importante das moscas volantes (pontinhos pretos que se deslocam com os movimentos oculares)
Distorção do campo visual
Perda visual repentina ou que aumenta com o passar das horas
Sombras na visão
Embaçamento visual
Visão avermelhada (a pessoa vê as imagens em tons mais avermelhados)

Apesar da dengue clássica ser mais branda que a dengue hemorrágica, sempre é importante consultar um oftalmologista levando em conta que a dengue pode afetar a visão.
“A avaliação oftalmológica deve ser feita na primeira semana após o diagnóstico para prevenir a evolução das condições mais graves, principalmente àquelas que podem resultar das hemorragias na parte de trás dos olhos”, finaliza Dra. Maria Beatriz.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.