30/06/2023 às 01h12min - Atualizada em 30/06/2023 às 01h12min

7 dicas para você diminuir a ansiedade

A ansiedade acompanha o ser humano desde os primórdios da humanidade. Inicialmente, as sensações de insegurança e medo serviam para auxiliar o instinto de sobrevivência, e deixar o homem em estado de alerta, o que o protegia dos perigos. Mas com o tempo, esses sintomas acabaram por se tornar uma grande pandemia de saúde mental. Hoje vivemos em uma sociedade cada vez mais ansiosa, onde a dificuldade para dormir e sentimentos de angústia e incerteza são cada vez mais comuns.
Segundo a OMS, o Brasil tem uma das maiores taxas de prevalência de transtorno de ansiedade no mundo, com quase 10% da sua população se considerando ansiosa

Confira, a seguir, 7 dicas para driblar o problema:

1. Aprenda a lidar com a sua ansiedade: esse sentimento faz parte da nossa vida, assim como a alegria e a tristeza, por isso, é importante aprender a lidar bem com as sensações geradas por ela, quando aparecem. 

2. Pratique o autocuidado: saber do que você gosta e quais são os pontos da sua vida trazem mais ansiedade é um passo importante para entender melhor a si mesmo e mudar hábitos negativos. Praticar o autocuidado é importante, pois ajuda a construir uma rotina que traga equilíbrio e traga bem-estar, para isso, é importante manter uma boa gestão do tempo, já que o sentimento de ansiedade muitas vezes está relacionado com uma sensação de perda de controle. 

3. Mantenha hábitos saudáveis: devemos entender que a diferença entre saúde mental e física é meramente didática, portanto, o jargão “mente sã, corpo são” faz, sim, total sentido. 

4. Pense nas suas metas em partes: outro grande gatilho para a ansiedade é a autocobrança sobre o futuro e seus próprios objetivos.

5. Tenha um ambiente social enriquecido: ter ao lado pessoas queridas e que validam sua jornada pessoal é algo que ajuda a controlar a ansiedade. 

6. Pratique a aceitação ativa: entender que sentimentos negativos, assim como os positivos, fazem parte da vida é fundamental para diminuir a autocobrança em dias que você não está tão bem.

7. Saiba a hora de procurar ajuda: em momentos de crise aguda, onde a ansiedade se torna avassaladora, é importante procurar ajuda profissional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.