17/05/2019 às 17h16min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h49min

Outono pede cuidados especiais com pele e cabelos

Com temperaturas mais baixas e menor umidade do ar, típicas período de outono e inverno, tanto a pele quanto os cabelos podem sofrer alterações, trazendo desconforto e reclamações. Até o começo da primavera, a tendência é de um ressecamento cada vez maior, de acordo com o dermatologista José Jabur da Cunha, da Altacasa Clínica Médica e chefe do setor de Cirurgia Dermatológica da Santa Casa de São Paulo. "Nesta época do ano, muita gente se queixa de ressecamento na pele e do pouco brilho ou queda de cabelos. Por isso, manter a hidratação é fundamental. A tendência é a pele ficar mesmo mais ressecada. Não deixe de passar hidratantes (melhor se indicados para peles secas), principalmente em áreas como pernas, joelhos e cotovelos", orienta o dermatologista. Já em relação aos cabelos, o especialista destaca alguns cuidados importantes: "Evite lavar o cabelo com água muito quente e à noite; e não durma com o cabelo molhado ou preso", explica. Confira algumas dicas do especialista:

  • Beba muita água – se você não costuma beber muita água, comece a andar com uma garrafinha a tiracolo diariamente. No outono e inverno, ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia ajuda a hidratar ainda mais e evita problemas na pele causados pelo clima.
  • Hidratação do corpo – se você usa um tipo específico de hidratante, saiba que muitas vezes não é preciso trocá-lo, basta intensificar o cuidado com a pele, aplicando-o diariamente e em quantidades generosas.
  • Cuidado com os lábios – evite rachaduras e até lesões, use sempre um protetor hidratante labial.
  • Atenção à temperatura do chuveiro – os banhos quentes são muito comuns no inverno. Mas apesar de bastante relaxantes, eles deixam a pele ressecada, o que pode piorar com as temperaturas baixas e o clima seco da estação.
  • Evite o ar condicionado – como ele costuma ressecar a pele, procure usá-lo somente no verão ou quando o tempo estiver bem quente.
  • Lave o rosto antes de dormir – o rosto acumula impurezas durante o dia. Para desobstruir os poros e deixar a pele limpinha, procure sempre higienizar o rosto antes de dormir para, em seguida, aplicar um hidratante.
Fonte: José Jabur da Cunha, da Altacasa Clínica Médica e chefe do setor de Cirurgia Dermatológica da Santa Casa de São Paulo (http://www.altacasaclinica.com.br/)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.