05/05/2022 às 11h03min - Atualizada em 05/05/2022 às 11h03min

Organização Social visa saúde, promoção da qualidade de vida e bem-estar de idosos vulneráveis

O CAMP Pinheiros mantém, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Centro Dia para Idosos, serviço especial de proteção e cuidados pessoais com atividades específicas e lúdicas, orientados por equipe multiprofissional.

Seja pela inexistência de familiares próximos ou ausência deles na maior parte do dia em razão de trabalho, é fato que muitos idosos se veem privados de companhia e atividades apropriadas, tão necessárias nessa fase da vida. O CAMP Pinheiros - Centro Assistencial de Motivação Profissional, além do trabalho voltado à colocação de jovens em programas de aprendizagem, tem diversas iniciativas sociais que beneficiam adolescentes, jovens, idosos e suas famílias.
 
O Centro Dia para Idosos (CDI), em parceria com a SMADS – Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, é uma dessas iniciativas totalmente gratuitas. Esse serviço de proteção especial oferece cuidados para idosos em vulnerabilidade social e com limitações para realização das atividades de vida diária, assim como acolhimento, orientações e apoio familiar.
 
A falta de conhecimento e reflexão sobre as questões relacionadas ao envelhecimento e suas patologias, bem como a falta de interação, o sedentarismo, alimentação e medicação em horários irregulares são problemas comuns no cuidado dos idosos. Essas questões resultam em agravamento da saúde como um todo (mental, cognitiva e física) e aumentam o risco de acidentes domésticos, isolamento e depressão, afetando a qualidade de vida. “No caso da população idosa em situação socioeconômica precária, o quadro de vulnerabilidade é ainda mais agudo”, afirma Mario Ugolini, presidente do CAMP Pinheiros.
 
Para minimizar esse quadro, o CDI oferece um serviço de permanência diurna, com atividades físicas e cognitivas, orientados por equipe multidisciplinar formada por Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Enfermeira, Cuidadores, dentre outros.
 
A programação conta com oficinas que promovem o fortalecimento e o convívio social: musicoterapia, arteterapia, atividade física intergeracional, fisioterapia, teatro dança sênior, tai chi, jardinagem, clube da linha e do livro, além atividades externas.
 
Em 2021, esse público foi atendido com mais de 6.400 refeições e mais de 3.900 participações em 500 oficinas desenvolvidas especialmente para ele.
 
Em tempos de pandemia, o CDI foi classificado como um serviço essencial, de suma importância para manter minimamente a vida social e a saúde dos idosos. Foi difusor de informações na orientação familiar sobre a COVID-19 e trabalhou no acolhimento de diversas questões.
 
O Serviço atende idosos em período integral (7h às 19h). As inscrições são realizadas presencialmente pelos familiares através do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Rua Mourato Coelho, 104 – Telefone 3061-5936) e pela UBS – Unidade Básica de Saúde – Referência do idoso.
 
Sobre o CAMP
Em atividade desde 1978, o CAMP Pinheiros atua na Assistência Social promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens, pessoas com deficiência e adultos, num trabalho voltado à inclusão ao mundo do trabalho, além de oferecer cuidado específico para idosos e apoio e orientação aos seus familiares, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Opera em articulação com políticas públicas comprometidas com a proteção social, inclusão e integração ao mundo do trabalho.
 
Em 44 anos de história, atendeu mais de 60 mil pessoas, entre elas mais de 19 mil adolescentes e jovens inseridos no mundo do trabalho na condição de aprendizes, com o apoio de mais de mil empresas parceiras por meio do Programa de Socioaprendizagem, que atende à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.