Uma pesquisa recente da Gallup revela que 55% dos norte-americanos desejam a redução da imigração para os EUA, um aumento de 14% em relação aos 41% registrados no ano anterior. Adicionalmente, 66% dos americanos apoiam a contratação de mais agentes de patrulha de fronteira, e 53% são favoráveis à expansão da construção de muros na fronteira. Esta é a primeira vez que a maioria apoia essa política.
Com a proximidade das eleições americanas, a questão da imigração volta a ser o principal tema em debate. Donald Trump, candidato à presidência, tem expressado de forma contundente seu desejo de reformar o sistema de imigração dos EUA.
Segundo levantamento da Reuters, o número de pessoas detidas na fronteira entre os EUA e o México atingiu níveis recordes durante o governo de Joe Biden: 1,7 milhão em 2021, 2,2 milhões em 2022, 2 milhões em 2023 e, até maio de 2024, 1,3 milhão.
Jeh Johnson, ex-secretário do DHS, acredita que a maioria dos americanos deseja uma fronteira segura. No entanto, mesmo que o Congresso aprove novos financiamentos significativos e o ICE realize uma onda de contratações, serão necessários anos de treinamento para que um agente do ICE esteja pronto para atuar na fronteira.
A população de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos cresceu para 11 milhões em 2022, de acordo com novas estimativas do Pew Research Center com base na American Community Survey de 2022, o ano mais recente disponível. Esta população provavelmente também cresceu significativamente nos últimos dois anos, com base em várias fontes de dados alternativas. Por exemplo, os encontros com migrantes nas fronteiras dos EUA atingiram níveis recordes ao longo de 2022-23, e o número de requerentes que aguardam decisões sobre pedidos de asilo aumentou em cerca de 1 milhão até o final de 2023.
Em junho deste ano, o presidente Joe Biden suspendeu o processo de asilo na fronteira quando as detenções por travessias ilegais alcançam 2.500 por dia. No entanto, ele enfrenta dificuldades para deportar imigrantes de certos países devido à falta de infraestrutura, resultando em uma falha na capacidade de deportação. Milhares de migrantes foram deportados sob a proibição, mas outros foram liberados devido a limitações de recursos, diplomáticas e logísticas.
Foram registrados aumento de imigrantes indocumentados nos últimos anos de diversos países, como Brasil, Canada, Colômbia, Equador e Índia. E os estados mais procurados, onde a população de indocumentados cresceu foram: Florida, Texas, Nova York, Massachussets e Maryland.
"Fechar a fronteira, deportar imigrantes ilegais, dificultar processos e endurecer regras de legalização são temas recorrentes em anos eleitorais," afirma a advogada de imigração, Ingrid Domingues-McConville. "As leis e regulamentos de imigração devem ser seguidos por aqueles que desejam imigrar para os Estados Unidos, pois, diante das polêmicas envolvendo o tema, a atenção continuará redobrada à questão da imigração."
Obtenha mais informações imigração para EUA: @dmvisalaw
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]