A criação da Subprefeitura do Morumbi é uma reivindicação antiga da região, que atualmente é atendida dividia pelas subprefeituras do Butantã e de Campo Limpo. Abaixo-assinados, solicitam essa nova divisão administrativa, para melhor atender a crescente população local. Os documentos destacam que Morumbi e Vila Sônia, com 17 e 44 bairros respectivamente, precisam de uma administração dedicada para tratar de questões importantes e com maior dedicação como limpeza, iluminação, tapa-buracos, conservação e até segurança, entre outras medidas urgentes. O movimento ganhou força com a participação ativa de moradores e lideranças comunitárias como a S.A.V.S.-Sociedade Amigos da Vila Sônia. O movimento ganhou força com a participação ativa de moradores e lideranças comunitárias como a S.A.V.S.-Sociedade Amigos da Vila Sônia. Eles argumentam que a atual estrutura administrativa está sobrecarregada, com subprefeituras gerindo populações que variam de 160.000 a 600.000 habitantes. A criação da Subprefeitura do Morumbi permitiria uma gestão mais precisa e eficaz dos recursos, melhorando a qualidade de vida dos residentes. A organização da população envolve campanhas nas redes sociais e a coleta contínua de assinaturas. Recentemente, houveram atualizações nas estratégias de abordagem do tema. E o Grupo 1 de Jornais conversou com Deborá Espasiani, responsável pela reativação da tradicional S.A.V.S.-Soc. Amigos de Vila Sonia e do 'Canal Deborá Histórica', sobre a situação da iniciativa, que nos apresentou o novo texto a ser apresentado ao poder público. Entre os destaque do texto, de autoria de Cida Magrini, incluem-se:
Funções das Atuais Subprefeituras “As Subprefeituras têm como responsabilidades principais manter a representação do poder público municipal, fiscalizar o cumprimento das leis municipais, fiscalizar obras e edificações, conservar áreas públicas ajardinadas, além de executar pequenas obras e serviços públicos de manutenção de logradouros. Com a inclusão das atribuições de limpeza urbana, essas subprefeituras também passaram a ter um papel crucial na conservação ambiental e na qualidade de vida urbana.”
Regionalização na Execução Orçamentária No orçamento da cidade, a identificação dos gastos regionalizados é feita por meio do ‘Detalhamento de Ação’ (DA), um código que indica a capacidade de regionalização de cada ação orçamentária. “A premissa básica da adoção desse código é o direcionamento de esforços para que 100% das despesas regionalizáveis, ao menos no nível da divisão administrativa de cada Subprefeitura, fossem classificados durante a execução do orçamento”, mas as classificações não são identificáveis em cada Distrito, comprometendo o controle social e, consequentemente, a transparência.
Necessidade de criação da Subprefeitura do Morumbi “O distrito do Morumbi, integrante da Subprefeitura do Butantã, é uma região com necessidades específicas e distintas de outras áreas sob a mesma divisão administrativa. A criação da Subprefeitura do Morumbi permitirá uma gestão mais eficiente e focada nas demandas locais, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados de forma equitativa e atendam adequadamente às necessidades da nossa comunidade.”
Compromisso com a eficiência e equidade “Por meio deste abaixo-assinado, manifestamos nosso apoio à criação da Subprefeitura do Morumbi como uma medida essencial para promover uma gestão mais eficiente, transparente e orientada para as demandas locais. Instamos as autoridades municipais a considerarem nossa solicitação e implementarem esta iniciativa para o benefício de todos os moradores do Distrito do Morumbi.