06/06/2024 às 23h14min - Atualizada em 06/06/2024 às 23h14min

​Metrô Linha 6 - Laranja teve atraso de mil dias e Monotrilho-Linha 17 continua parado

Após um longo período de espera, desde 2012, as obras da Linha 6 - Laranja do Metrô de São Paulo, deverão ser aceleradas para que possam ser entregues no novo prazo estipulado pelo Governo Estadual. Entretanto, o atraso custará caro: a Linha Uni, concessionária deste trecho, já pediu um acréscimo de R$ 230 milhões para poder completar as obras, que demoram por problemas geotécnicos, alega a empresa.

Mil dias de atraso
Parte do famigerado projeto de expansão da linha metroviária da cidade, a Linha 6 não é nem a única, nem a mais atrasada da cidade. A insistência na iniciativa parte, claro, da necessidade de oferecer alternativas não automotivas para uma cidade que sofre sem espaço para carros. Mas, segundo a própria concessionária e o governo, a Linha Laranja é particularmente importante, porque conecta um trecho de alta densidade populacional, e a mobilidade proporcionada pela sua abertura será essencial para a economia da cidade.
O trecho, que se estenderá da Estação Brasilândia, no extremo noroeste da cidade, até a Estação São Joaquim, no centro, onde se conectará com a Linha 1 - Azul. Com o novo prazo, concessionária e governo pretendem inaugurar o primeiro trecho para testes no ano de 2027.

Trechos do Monotrilho seguem parados
Apesar da boa notícia, o ritmo dessas obras permanece aquém da expectativa do público. Entre outros exemplos, em matéria de fevereiro, a Gazeta de Pinheiros apontou que, para quem vê de fora, os trabalhos da Linha 17 - Ouro, em forma de Monotrilho, continuam praticamente idênticos a como estavam antes: parados. E a situação não parece ter se alterado até o momento.
Com pouco ou nenhum avanço, a obra permanece um grande ‘elefante branco’ no meio da cidade. Apesar disso, o governo garante que as obras estão em andamento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.