03/06/2024 às 13h35min - Atualizada em 04/06/2024 às 08h00min

Instituto Qualisa de Gestão (IQG) destaca-se na Hospitalar 2024 com lançamento e debates importantes para a qualidade dos serviços de saúde

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Case Comunicação Integrada
Divulgação IQG
O Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que completa 30 anos de existência este ano, teve uma participação notável na Hospitalar 2024, realizada de 21 a 24 de maio, em São Paulo. Além do lançamento de um livro, o IQG conduziu dois painéis sobre temas cruciais para o futuro da qualidade da saúde.

No dia 21 de maio, o IQG lançou o livro "Gestão da Qualidade na Saúde: uma revolução de e para todos", durante um coquetel especial na feira. A obra revisa os principais marcos históricos da qualidade nos cuidados de saúde dos últimos 30 anos. "O IQG é sinônimo de credibilidade, tradição e qualidade. Sua participação frequente na Hospitalar, com palestras e conteúdos relevantes, é fundamental para o setor.", comentou Waleska Santos, fundadora e presidente da Hospitalar.

Já no dia 22 de maio, o IQG promoveu dois painéis, ambos mediados por Mara Machado, CEO do IQG. O primeiro, “O Futuro dos Sistemas de Saúde”, contou com a participação de Vincent Sai, CEO da Modality; com Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí; com Marcos Novais, diretor executivo e economista chefe da Abramge, e Sérgio Ricardo, consultor e palestrante. O painel discutiu as adaptações necessárias nos sistemas de saúde para enfrentar desafios demográficos, aumento de doenças crônicas e digitalização.

“Na minha visão, o sistema está fragmentado, hoje cada um trabalha dentro da sua estrutura e não conseguimos enxergar o paciente dentro de um todo. Temos um trabalho muito grande para defender por meio das redes integradas de saúde que estavam dentro dos princípios do SUS, mas que vamos ter de construir a partir de agora”, indicou Mara Machado, CEO do IQG.

Já para o prefeito de Jundiaí, ele entende que, dentro do contexto do sistema público de saúde em uma cidade, o melhor é sistematizar os processos e o fluxo do paciente. “Em Jundiaí, agimos desta maneira: qual é a finalidade da busca do paciente dentro do sistema de saúde? E organizamos esse fluxo”, exemplificou Luiz Fernando Machado.

Para Sérgio Ricardo importante é destacar a massa crítica na saúde no Brasil para construir uma visão de longo prazo. “Desta forma, precisamos enfatizar a necessidade de qualidade assistencial para garantir a sustentabilidade do setor”, afirmou.

No segundo painel, com o tema “Redefinindo Valor na Saúde”, os participantes foram Dra. Mina Gupta, Presidente Clínica na Modality Partnership; Dra. Maria Dulce Cardenuto, Superintendente da Irmandade da Santa Casa de São Paulo; Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Coalizão Saúde – ICOS, e Dr. Carlos Lobbé, Diretor Regional RJ da MedSênior e Professor na Fundação Getúlio Vargas.

A discussão focou em modelos inovadores de gestão e na promoção da saúde como estratégias para melhorar resultados e reduzir desigualdades. Dra. Maria Dulce Cardenuto ressaltou a importância de colocar o paciente no centro das atenções para entregar valor verdadeiro e sustentável.

Já Mara Machado destacou, além da necessidade de redes integradas de saúde, a realização de políticas públicas que garantam cuidados contínuos e eficientes. Ela apontou a fragmentação atual do sistema de saúde como um desafio crítico a ser enfrentado. "A participação do IQG na Hospitalar é sempre uma oportunidade valiosa para reafirmarmos nosso compromisso com a qualidade na saúde. Este ano conseguimos trazer discussões essenciais sobre o futuro dos sistemas de saúde e a importância de redefinir o valor na assistência ao paciente," afirmou Mara.

A participação do IQG na Hospitalar 2024 reafirmou seu papel essencial na promoção da qualidade e sustentabilidade nos serviços de saúde, contribuindo com insights e lançamentos que guiam o setor para um futuro mais eficiente e integrado.

Sobre o IQG:
Há 30 anos, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) desempenha um papel crucial na capacitação de profissionais e no apoio às instituições de Saúde para modernizar e aprimorar o sistema de gestão existente. Com foco na inovação estratégica, o IQG trabalha para fortalecer a coordenação entre os principais atores decisórios do setor.

Por meio de parcerias tanto com entidades internas do setor de Aaúde quanto com agentes externos, o Instituto busca criar oportunidades e posicionar os prestadores de serviços em um papel mais proativo e influente. Atuando no desenvolvimento de soluções modernas e ágeis, o IQG se adapta continuamente para atender às demandas crescentes e em constante evolução do mercado de saúde.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CRISTIANE LOPES PINHEIRO FERREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.