12/12/2023 às 12h13min - Atualizada em 14/12/2023 às 08h00min

Como a união entre mercado gamer e audiovisual impulsiona a revolução no entretenimento

Luiz Valloto
Sing Comunicação
*Beatriz Scavazzini
As pessoas que acompanham o mundo do entretenimento têm notado a grande revolução no mercado gamer e no audiovisual, devido ao crescimento e melhoria na usabilidade e recursos nos projetos. O que antes era visto apenas como forma de lazer pelo simples fato de jogar videogame ou assistir um filme, hoje se define como um cenário bem mais maduro e competitivo, com o desenvolvimento e criações de grandes comunidades que são fãs dos dois setores.

Um fator que desempenha papel fundamental nessa junção é a tecnologia. Os avanços nos gráficos dos jogos têm impulsionado a indústria do cinema a buscar novos padrões visuais, principalmente em termos de qualidade e experiência do telespectador.

A união entre o games e o audiovisual também proporciona grandes inovações e novidades no que tange formas de conquistar o público. Um exemplo claro dessas novas possibilidades desencadeadas por esse encontro está o eSports. Ele permite que transmissões ao vivo sejam realizadas para todo o mundo e esse aspecto conquistou uma grande popularidade entre os jogadores e espectadores que seguem esses eventos, assim como partidas de esportes tradicionais.

A Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, comprova o potencial do mercado de jogos eletrônicos, já que revelou que três a cada quatro brasileiros jogam games, representando 74,5% da população. Além disso, mais da metade do público gamer brasileiro é feminino, o equivalente a 51,5%.

A indústria cinematográfica, por sua vez, tem feito cada vez mais adaptações de jogos de videogames para grandes produções, com o objetivo de conquistar os fãs desse nicho de mercado nas telas. Segundo apontamento do Ministério da Cultura do Brasil, os investimentos no mercado audiovisual chegam a 2,4 bilhões apenas neste ano.

Inclusive séries e documentários baseadas em jogos têm ganhado destaque, com narrativas detalhadas, conexão emocional e mostrando personagens reais que fazem parte desse cenário. O Gaming Queens, que se trata de um documentário lançado em 2023, mostra justamente esse lado dos gamers e tem produção brasileira. A trajetória da equipe FURIA no Campeonato Mundial Feminino de CS do ano passado é registrado por meio de vídeos e veiculado na Red Bull TV. O filme permite acompanhar os desafios diários que as jogadoras enfrentam em seus treinamentos e na preparação para o ESL Impact.

O mercado gamer junto ao audiovisual está ajudando produtores cinematográficos a explorarem novas oportunidades, criando histórias e interações com o público de forma que cativa e mantém o espectador ligado ao enredo. Dessa maneira, é possível esperar que essa influência dos dois setores tenha uma evolução constante no mundo do entretenimento.

Essa união é uma tendência que vem para ficar, transformando não só como consumimos esse ramo, mas como criamos e interagimos com ele. Essa, com certeza, é uma aliança bem consolidada que tem tudo para surpreender os apaixonados por jogos e cinema.
*Beatriz Scavazzini é diretora e especialista em branded content e documentários para publicidade, televisão e mídias digitais. 

ONDE ASSISTIR O DOCUMENTÁRIO
Assista à programação da Red Bull TV pelo link https://www.redbull.com/br-pt/discover ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation®4 (PS4™), PlayStation®3 (PS3™) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360. 

SOBRE A RED BULL TV 
A Red Bull TV é um canal global de entretenimento digital com programação além do extraordinário disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Combinando eventos ao vivo, uma extensa biblioteca On Demand e os melhores momentos de eventos que incluem esportes radicais como surfe, skate e bike, além de festivais de música, dança, séries originais, longas-metragens e documentários. A Red Bull TV oferece uma experiência de visualização envolvente pelo site redbull.tv, assim como em seu aplicativo ou via Smart TV. 

SOBRE A FURIA  
A FURIA é uma das principais organizações de esportes eletrônicos do mundo. Fundada em 2017 por André Akkari, Jaime Pádua e Cris Guedes, a FURIA disputa os principais títulos e ligas de esports do mundo mas quer muito mais que o sucesso competitivo: ela busca tornar-se um movimento sociocultural que impacta positivamente os contextos nos quais está inserida. Atualmente conta com estruturas no Brasil, Malta e nos Estados Unidos que apoiam seus pilares de atuação: performance, estilo de vida, conteúdo, business, tecnologia e social. 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.