05/12/2023 às 11h07min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h00min

Escolas da rede pública de São João da Barra recebem doação de livros infanto-juvenis e capacitação do projeto Viajando na Leitura

Com ilustrações coloridas e muita diversão, obras abordam conceitos essenciais para a formação integral dos futuros cidadãos

Fibra Comunicação
Ádila Batista Medeiros
 

Apresentar aos alunos o universo mágico dos livros, ao mesmo tempo em que trabalha conceitos essenciais para sua formação integral, como igualdade racial, valorização da cultura indígena, protagonismo feminino, educação socioemocional e sustentabilidade. Essa é a meta do projeto Viajando na Leitura, realizado em diferentes escolas da rede pública de São João da Barra (RJ).

 

A iniciativa é da Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - e conta com o patrocínio da TechnipFMC, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

Além da doação de 400 livros de 10 diferentes títulos da Editora Evoluir para as escolas, o Viajando na Leitura promoveu também uma capacitação dos educadores, com a realização de um workshop. Nesse encontro formativo foram sugeridas estratégias e atividades para fomentar o gosto e o hábito da leitura em sala de aula, com apoio do acervo recebido. As obras possuem ainda áudio descrições para que as crianças com deficiência visual possam acessar o conteúdo.

 

“Todos os projetos da Evoluir são desenvolvidos para estimular entre as crianças e jovens competências que serão essenciais para um futuro mais próspero, incluindo habilidades como o trabalho em equipe, a formação do pensamento sistêmico, o agir consciente e a escuta ativa e empática”, explica Priscila Col Del Nero, coordenadora do Viajando na Leitura na Evoluir. “No Viajando na Leitura, usamos o mundo mágico dos livros para trabalhar esses conceitos, de uma maneira leve e muito divertida, com o propósito de engajar os alunos nesse universo”.

 

Priscila acrescenta que os livros escolhidos para compor o acervo doado não apenas trazem conteúdos essenciais para a educação integral, mas valorizam a linguagem simples, acessível, e as ilustrações coloridas e lúdicas, tornando ainda mais atraente esse contato com cada uma das obras. “Nessa edição do projeto, inclusive, entregamos sete títulos novos da Editora Evoluir, que abrangem temas diversos e fundamentais, desde a cultura indígena até a igualdade racial e a preservação do meio ambiente, todos adequados à capacidade de leitura e compreensão dessa faixa etária”, completa.

 

Conheça os títulos que compõem o acervo doado pelo projeto:

1) Curielo, o micróbio cientista

Texto: Cristiana Libânio - Ilustrações: Giorgia Massetani

Tema: saúde

Sinopse:  Curielo é fora do comum − um micróbio cientista, que gosta de estudar e se aventurar pelo corpo humano para entender seu funcionamento e assim ajudar as pessoas a terem uma vida mais sadia e feliz. Curielo vai entrar no corpo de Pedro – o que será que ele vai encontrar passeando pelas células do menino?!

 

2) Todos Juntos!

Texto: Bia Monteiro - Ilustrações: Camila Rosa

Tema: sociedade

Sinopse: No ano de 2000, a ONU convidou a sociedade civil e governos a olhar com atenção os maiores problemas globais e juntos estabeleceram os Objetivos do Milênio. Com rico conteúdo informativo, que inclui também os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o livro é um convite a conhecer e a se mobilizar para os desafios a serem enfrentados nos próximos 15 anos.

 

3) Quiprocó na Fazenda - Eleições para prefeito

Texto: Paulo de Camargo - Ilustrações: Orlando

Tema: democracia

Sinopse: Um sapo muito inteligente conta a história de uma fazenda onde os animais viviam na maior confusão, até que foi proposta uma eleição para prefeito. Nas divertidas plataformas apresentadas por cada candidato, vai-se percebendo que os interesses de uns nem sempre são os interesses dos outros. Com suas originais e coloridas ilustrações, Quiprocó é um livro que diverte e educa para democracia.

 

Lançamentos

4) Era uma vez uma menina... 

Texto: Bárbara Dias - Ilustrações: Larissa Ribeiro

Tema: protagonismo feminino

Sinopse: Era uma vez uma vez uma menina... Não é assim que os narradores começam a contar histórias? Mas essa menina não quer histórias chatas e paradas no tempo, onde nada acontece com ela. Então, resolve tomar a palavra e criar a sua própria aventura. E ali, vai ter que descobrir dentro de si mesma a coragem para vencer um monstro enorme, que está acabando com a alegria de viver de uma cidade inteira. Será que ela consegue?

 

5) Um Céu Estrelado

Texto: Mônica Guttmann - Ilustrações: Fran Matsumoto 

Tema: socioemocional

Sinopse: Para a menina, o propósito da vida era trocar corações. Já para a mulher, o sentido da vida era distribuir razões. Um dia elas se esbarram, mas a diferença entre elas atrapalha o encontro. É preciso que o tempo traga a sabedoria para que a razão e a emoção consigam encontrar a harmonia.

 

6) Eu e Tu

Texto: Vana Campos - Ilustrações: Guto Lacaz

Tema: socioemocional

Sinopse: No princípio só tinha eu. Até que conheci o tu. Então viramos nós. Mas o que acontece quando o tu não quer fazer aquilo que eu quero? E você já parou para se colocar no lugar do tu? Pois para o tu, eu é ele, e eu é que sou tu. Confuso? Uma história sobre alteridade. 

 

7) Elefante

Texto: Angela Pappiani - Ilustrações: Taisa Borges

Tema: cultura indígena

Sinopse: Um dia o pai de Uti traz uma surpresa para a aldeia: um filhote de anta. Ele recebe o nome de Elefante e logo é acolhido pelo menino e sua irmã. Todos adoram as brincadeiras de elefante. Um dia, porém, o animal cresce e some. Uti também cresce e inicia os rituais que o prepararão para a vida adulta.  Mas o laço de amizade entre Uti e Elefante é forte, e os dois ainda vão se encontrar muitas vezes. 

 

8) O Tesouro de Amina

 Texto: Flávia Santos - Ilustrações: Suzane Lopes

Tema: igualdade racial

Sinopse: Amina é uma menina feliz, porém raramente sorri. Ela tem vergonha de mostrar os seus dentinhos separados. Um dia, a professora pede um trabalho sobre sua árvore genealógica e sua avó conta sobre os antepassados da família. Amina aprende, com sua história, a se orgulhar do seu sorriso.

 

9) O que o meu tênis tem a ver com tudo isso?

Texto: Edson Grandisoli - Ilustrações: Casa Locomotiva

Tema: meio ambiente

Sinopse: Você sabia que tudo, todas as coisas, vêm da natureza? Até o seu tênis. Você sabe como ele é feito? E sabe o que acontece com ele depois que já está acabado demais para ser usado? Você já parou para pensar quantos pares de tênis já foram descartados no mundo todo? Será que nós, humanos no planeta terra, estamos lidando com as coisas da melhor maneira que podemos? Ao acompanharmos o processo de produção de um tênis, nos deparamos com muitas perguntas e contamos um pouco sobre o conceito de economia circular. 

 

10) Silêncio?

Texto: Flávia Maia - Ilustrações: Natália Gregorini

Tema: musicalidade

Sinopse: Você sabia que a natureza fala? É só a gente andar por aí que escutamos os sons do mundo ao nosso redor. Entre a realidade e a imaginação, nossa personagem passeia pela paisagem, escutando o que vê. E a gente escuta com ela.

 

Sobre o Viajando na Leitura

Viajando na Leitura é um projeto desenvolvido pela Evoluir para incentivar a prática da leitura e da escrita, especialmente entre as crianças com pouco acesso aos livros. A ideia é despertar de um jeito criativo e lúdico a curiosidade dos pequenos pelo mundo mágico da literatura, fazendo com que adquiram esse saudável – e divertido – hábito desde cedo. As atividades abrangem oficinas de formação para os educadores e a disponibilização de 10 títulos da Editora Evoluir adequados à idade, capacidade de leitura e compreensão das turminhas beneficiadas, todos com áudio descrição para incluir os participantes com deficiências visuais.

Sobre a TechnipFMC

A TechnipFMC é fornecedora líder de tecnologia para as indústrias de energia tradicionais e novas, entregando projetos, produtos e serviços totalmente integrados.

Com as nossas tecnologias proprietárias e soluções abrangentes, transformamos a economia dos projetos dos nossos clientes, ajudando-os a desbloquear novas possibilidades de desenvolvimento de recursos energéticos, ao mesmo tempo que reduzimos a intensidade de carbono e apoiamos as suas ambições de transição energética.

Organizados em dois segmentos de negócios – Tecnologias Submarinas e de Superfície – continuaremos a impulsionar a indústria com nossos ecossistemas integrados pioneiros (como iEPCI™, iFEED™ e iComplete™), liderança tecnológica e inovação digital.

Cada um dos nossos aproximadamente 20.000 funcionários é movido por um compromisso com o sucesso de nossos clientes e por uma cultura de execução forte, inovação com propósito e convenções desafiadoras do setor.

A TechnipFMC utiliza seu site como canal de distribuição de informações relevantes da empresa. Para saber mais sobre como estamos impulsionando mudanças na indústria, acesse www.TechnipFMC.com e siga-nos no Twitter @TechnipFMC.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.