19/10/2023 às 22h56min - Atualizada em 19/10/2023 às 22h56min
Enchentes voltam a preocupar moradores
Devido à ausência de locais de escoamento total, inúmeros bairros da zona oeste acabam por sofrer com enchentes no verão. Prefeitura informa investir em formatos inteligentes de combate ao problema. Porém, os alagamentos são parte da rotina dos moradores do Butantã, Campo Limpo e Pinheiros.
Depoimentos apontam problema
“Enchentes preocupam moradores do Butantã com várias regiões que precisam de limpeza de córregos e bueiros para evitar acúmulo de água. Os piscinões Cedrolândia (Av Prof. Francisco Morato) e Sharp (Estrada do Campo Limpo) estão funcionando, mas carecem de limpeza constante e revitalização. Os córregos Poá e Pirajuçara são verdadeiros canais de esgoto ‘in natura’ (pois a Sabesp não toma providências na instalação de Usinas de Recuperação e a Subprefeitura não consegue fiscalizar a manutenção), além da limpeza constante das margens e no interior dos córregos.” W.L.
“Todos esperam menores problemas no ‘Beco do Batman’ este ano. As enchentes frequentes só devem acontecer com chuvas torrenciais.” M.N.
“Avenidas como a Eliseu de Almeida, são malcheirosas nos tempos secos, pelo esgoto do Córrego Pirajussara que não é tratado pela Sabesp, e que sofre com a ‘invasão’ de suas águas, em locais que não tem escoamento rápido em tempos de chuvas. Problema recorrente de muitos anos.” L.P.
Córregos e piscinão
A SIURB informa que está trabalhando na contratação das obras de recuperação estrutural e hidráulica do córrego Pirajuçara, com implantação de galerias de águas pluviais. “Os trabalhos irão se estender por 1.500 metros ao longo do córrego, entre a Rua José Carlos De Macedo Soares e Av. Dr. Ezequiel Campos Dias. A intervenção vai aumentar a capacidade de vazão das águas em períodos chuvosos, contendo assim, os alagamentos do entorno”.
A Secretaria concluiu, ainda, outras 12 intervenções para contenção de riscos na Zona Oeste. As obras contemplaram a recuperação de margens de córrego e taludes em vias públicas. Foram investidos R$ 134,8 milhões nas intervenções.
As subprefeituras Butantã e Campo Limpo informam que o bombeamento de água nos piscinões Cedrolândia e Sharp ocorre sempre que há água acumulada da chuva. Quando seco, os piscinões recebem os serviços de zeladoria para retirada de material sólido.
Sistema Urano
A Prefeitura dispõe de um sistema preditivo que otimiza as ações em campo com antecedência e assertividade. O sistema consegue informar qual a probabilidade de chuva e onde vai ocorrer. São vários alertas emitidos com antecedência de 24, 12, 6, 2 e até uma hora antes do fato. O Sistema Urano, que é agregado ao Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ), mitiga os danos das enchentes.