19/10/2023 às 22h23min - Atualizada em 19/10/2023 às 22h23min
Cães sem coleira atacam moradores em praças públicas
A partir do momento que uma pessoa decide adotar um animal, automaticamente passa a responder legalmente por ele. Dentro das obrigações de um proprietário estão: se informar sobre as necessidades da raça escolhida e saber que terá que cuidar do animal por aproximadamente 15 anos. Além disso, também é preciso cuidar nos passeios.
A Lei 11.531 estabelece regras de segurança para posse e condução responsável de cães. De acordo com o texto, a condução em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público de cães das raças “pit bull”, “rottweiller” e “mastim napolitano”, além de outras especificadas em regulamento, deverá ser feita sempre com a utilização de coleira e guia de condução. Porém, moradores locais trazem relatos de não cumprimento da legislação.
Depoimentos apontam problemas
“Recentemente minha namorada e meu cachorro da raça ‘Bernesse‘ fomos atacados por um ‘Pitibull‘ sem coleira e focinheira na Praça Conde Barcelos! A tutora deixou ele livre e solto e depois do acidente, fugiu do local do crime. Meu cachorro só não morreu porque os seguranças da praça ajudaram! Minha namorada foi mordida também e estamos com vários hematomas. O ‘pitibull’ só soltou depois que jogaram um balde de água. Já fiz B.O na delegacia, fomos no IML registrar todos marcas da violência causado pela tutora irresponsável! Fiquem em alerta com seus filhos e seus cachorros!” D.M.A.
“Nossa! Frequento a praça todo dia e nunca vi ‘pitbull’ lá e se vejo mesmo na coleira, já ando sentindo oposto! Espero que vocês estejam bem! Não sei se ajuda, mas tem as câmeras do entorno da praça! Se conseguir, seria bom porque uma pessoa assim não pode passar impune! Melhoras!”. J.G.
“Já vi muitas brigas de cachorros, algumas bem resolvidas, porque nunca é a intenção, mas infelizmente tem muito donos sem noção nenhuma, que se acham o dono do mundo e danem-se os próximos.” G.J.
“Independente de raça. TODOS os cães devem andar na coleira.” G.T.
“Prefiro não comentar nada desse absurdo, para não ofender essa tutora de forma, inadequada aos demais!” F.V.P.
“Perdi a conta de quantos 'posts' já fiz sobre a irresponsabilidade dos tutores nas praças e ruas do bairro. É lei! Cães devem andar de coleira e guia e algumas raças de focinheira. Já vi cães derrubando idosos e crianças, atacando outros cães… fora que é impossível ir nessas praças com cães que estão na coleira, porque os outros vêm pra cima.” G.T.
“Se tornou inviável levar cachorros nessa praça principalmente quando seguimos as leis. Revoltante”. D.M.A.
“Eu não frequento mais a praça por conta dos tutores que deixam os cachorros sem coleira. Já presenciei alguns ataques de cachorros que estavam sem guia. Espero que se recuperem bem. L.A.
“Aconteceu a mesma coisa com meu irmão na praça São Gualter, e era um Pitbull, talvez seja a mesma pessoa.” L.L.
“Estou surpreso por até agora não ter aparecido um defensor dos ‘pobres cães’ que não podem ficar com coleira e guia e ter sua liberdade ‘cerceada’. Costumam ser grosseiros, truculentos e debochados quando surge este assunto em grupos do 'Facebook'. Torço pelo sucesso de sua iniciativa, pois ela poderá ser exemplar se conseguir responsabilizar e punir esta pessoa criminosa e irresponsável.” S.Z.
Donos de PETs devem ter responsabilidade
A principal base legal é a Lei Municipal n.º 13.131/2001 e seu Decreto Regulamentador n.º 41.685/2002 que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos.