12/10/2023 às 00h24min - Atualizada em 12/10/2023 às 00h24min

​Obras intermináveis na 89ª Delegacia provocam aumento de assaltos na região

As obras na 89ª DP na Vila Suzana (Morumbi) estavam com a previsão de entrega em março. Porém, foram transferidas para o final de setembro. Agora a Polícia Civil informa que a previsão de entrega fica para novembro de 2023. A população informa aumento de assaltos e roubos na área da delegacia e critica as obras lerdas e sem previsão. A fiscalização das obras continua irregular, pois as empresas contratadas não cumprem os prazos e não divulgam os custos elevados das obras. A equipe policial trabalha em conjunto com o 34º (Plantão) e o 75º DP (cartório e investigação). Em nota enviada há algumas semanas, a SSP informou que o término das obras depende da execução de serviços contratados junto à concessionária de energia e a responsável pelo mobiliário, não havendo por ora, uma data específica para reabertura. "Devido ao andamento da reforma, não é possível estipular um valor final da obra". 

Depoimentos apontam problemas
“Sou a favor de unir forças, não podemos esperar nada do governo pois a situação da falta de segurança atual é bem caótica. Todos estão mostrando os falsos entregadores. Assaltar de moto ficou fácil no Morumbi, e eles somem em um minuto. O assalto do meu filho na no dia 5/10, com  3 motos, uma delas com um garupa, todos agressivos, do nada sumiram. Procurei o endereço onde o celular estava e em 5 minutos se encontrava na Paraisópolis.”A.M.

“Muito cuidado nas praças e ruas próximos ao 89o. DP, e também no Jardim Londrina” A.A.

“Muitos assaltos com 3 motoqueiros acontecendo direto na Vila Suzana. Um parece que foi baleado ontem e outro preso, mas já está solto.” A.F.

“Presenciei um assalto no último dia 7 com 2 motos saindo da Ascencional na via Frederico Guarinon  em frente ao prédio. Assaltaram um casal, o motoqueiro mostrando a arma todo o tempo e um comparsa veio em minha direção com a moto na contramão. Eu desviei e desci. Muito cuidado gente, principalmente quem está a pé” Q.C.

“Na sexta-feira, dia 8 último, por volta das 00:15 na Rua dr. José de Andrade Figueira, 4 adolescentes foram assaltados em frente ao prédio, por 3 motoqueiros e uma com garupa. Na mesma situação, eles gritavam muito e levaram celular e pertences.” A.V.S.

“A maioria dos crimes aqui do Morumbi, são crimes de oportunidade. O bandido sai e fica rodando de moto, procurando pessoas distraídas. Então, não é recomendado ficar dentro do carro na rua esperando, conversando, durante o dia e a noite. Andar nas ruas com o celular nas mãos, conversando, é chamariz. Ao se direcionar para o carro, entrar e sair logo. São algumas medidas como estas que tendem a melhorar. Essa é a nossa parte.” V.S.

“Realmente é muito importante conhecer as realidadeS da polÍcias, eles fazem o que podem,  porem a realidade e bem difícil, e a parceria com eles e sempre benéfica para todos, muitas vezes falta manutenção na viaturas,”R.F.

“Eu precisei visitar a 1a. Cia várias vezes, ir a campo, conversar com os policiais para entender o ‘sistema’. Faço isso sempre, vou no posto do Portal do Morumbi." E.V.

"Não adianta exigir o que não tem. É perda de tempo. Precisamos apoiar e exigir dentro do que temos.” V.S.

“Hoje (7/10) às 16:20 tentaram arrombar o portão lateral da casa ao lado da minha. Felizmente, meus vizinhos estavam e ao ouvirem barulho abriram uma janela e os bandidos fugiram. Durou em torno de 5 minutos. Um carro HB20 para na frente, descem 2 homens de máscara, boné e luvas e ficam forçando o portão com o que parece ser um pé de cabra. Outro bandido ficou no motorista. Isso foi na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, altura do número 1600, que durante o dia é sempre movimentada.” M.A.

“Suposto entregador de 'Ifood' está aterrizando a região do Portal do Morumbi, pois já assaltou várias pessoas, inclusive uma moradora, algumas horas atrás dia 8, e é bem agressivo.” M.M.S.

Novo comando
A Polícia Militar do Estado de São Paulo informa que o policiamento na região do Morumbi, é realizado pela Primeira Companhia do Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, que está sob o comando do Capitão André Santarelli de Paula.
Questionado sobre o principal desafio, em nota, foi afirmado que é a redução da criminalidade na área da 1a Companhia de Polícia Militar, baixando os indicadores criminais de roubo, principal crime que ocorre na área. “Temos investido esforços na região para ampliar a sensação de segurança da região, operações tem sido desencadeadas como é o caso da Operação Impacto, Operação Impacto Bloqueio, Operação Adaga IV, Operação SHAMAR, Operação Grande Envergadura, Programa Vizinhança Solidária, Programa Vizinhança Solidária Escolar, Operação Impacto Visibilidade com pontos de Estacionamento e Operação Impacto Bloqueio".
Sobre a relação com a comunidade, foi dito que a parceria e os canais de comunicação sãos realizado com auxílio das redes sociais alinhado com o CONSEG e Programa Vizinhança Solidária, além dos canal oficial de atendimento pelo telefone 190. “Como prega a Lei Maior, em seu art. 144, "A segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos", em que a comunidade sempre pode auxiliar por meio do Disque Denúncia (181), pelo site www.policiamilitar.sp.gov.br, pelo link FALE CONOSCO, e, em caso de emergência, pelo telefone 190", encerra a nota.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.