12/10/2023 às 00h20min - Atualizada em 12/10/2023 às 00h20min

​Várias avenidas da região ganharão faixa azul exclusiva de motos

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), está autorizando a Prefeitura da capital, ampliar o projeto-piloto da Faixa Azul exclusiva de motos na cidade. Serão mais 71 km de que se somarão aos atuais 22,5 implantados nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay. Em nossa região serão contempladas as Avenida Faria Lima, Av. Eliseu de Almeida, Av. Pirajussara, Rua Sapetuba, Estrada de Itapecerica, Av. Jorn. Roberto Marinho, Av. Escola Politécnica, Av. Dr. Gastão Vidigal,  Túnel Ayrton Senna I, Av Dr. Ricardo Jafet e  Av. Prof. Abraão de Morais serão contempladas.

Sem acidentes
O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes durante evento, na sede da Prefeitura, que contou com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, além do Secretário de Mobilidade e Trânsito da cidade, Celso Gonçalves Barbosa. Ao avaliar o sucesso da iniciativa, o prefeito ressaltou o fato de não ter ocorrido mortes onde a faixa foi implantada. “Vocês não têm ideia do quanto é prazeroso a gente escutar aqui, que no mesmo trecho que hoje tem a Faixa Azul, tinha número de óbitos muito altos e hoje tem zero”, afirmou. 

Referencia nacional
Já o ministro Renan Filho ressaltou o sucesso dessa ferramenta que ele considera ser do “trânsito moderno”. “Quero parabenizar o prefeito Ricardo por ter desenvolvido uma ideia que permite conseguir as duas coisas: mais agilidade e ao mesmo tempo mais segurança, reduzindo mortes numa cidade tão importante para o nosso país, e que vai certamente virar uma referência para todas as cidades brasileiras”, afirmou o ministro. 
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves, explicou que o principal conceito da Faixa Azul é a redistribuição do espaço viário.  “Quando a faixa destinada aos ônibus estiver do lado direito, a faixa azul será implantada do lado esquerdo. Quando a faixa de ônibus for no lado esquerdo, a faixa azul ficará entre os veículos”.
Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Senatran para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.