05/10/2023 às 23h26min - Atualizada em 05/10/2023 às 23h26min
Barulho de bares e empresas continuam tirando o sono dos moradores
A situação de alguns bares é motivo de debate na comunidade. De acordo com denúncias de moradores locais, estabelecimentos na região de Butantã, Pinheiros e Vila Madalena têm desrespeitado normas de barulho vigentes. A população, em depoimentos, faz denúncias, pois estão agindo fora das normas do PSIU - Programa Municipal de Silêncio Urbano.
Barulhos incomodam moradores
“Rua Deputado Lacerda Franco, 207, 'Bar Próximo', localizado quase esquina com a rua Cardeal Arcoverde e por ironia na rua do 14o Distrito Policial Pinheiros. Estou há meses reclamando do barulho nas madrugadas e falamos ccom uma pessoa que se apresentou como gerente do local ... Veio com 'papinho' mole de que vamos resolver... Semana passada, sexta feira foi até as 5 da manhã. Sábado até as 3 h. Duvido que tenha qualquer tipo de licença da prefeitura ou alvará para funcionar. Esse bairro está tomado e ninguém faz nada. Será que as viaturas que passam na porta do bar para chegar na delegacia não olham isso? Óbvio que sim, mas fazem vista grossa .... E se você vai lá reclamar, o papo é que eles não podem fazer nada. Falo com quem então? No 'instagram' ainda que diz funciona até as 4:30?! Com autorização de quem?” A.M.
“É um absurdo inenarrável. Polícia, Regional e afins são só enfeites e não servem para nada. Como pode? Na rua Purpurina entre as ruas Girassol e Harmonia também tem um ‘muquifinho’ desse tipo que lota gente na calçada (é tão pequeno que não dá para acomodar todo mundo) até altas horas. E durma você com o barulho! Reclamar? Só ao 'bispo' mesmo.” C.A.M.
“Estava com um problema referente a estes carros que ficam parados na rua com o som alto ligado... Tirei uma foto e expus a pessoa e o estabelecimento dela. Funcionou e ela até fechou o estabelecimento naquele local. Mas vem aqui falar que estamos errados em denunciar. Se as pessoas tivessem bom senso não precisava disso, porque o direito de uma pessoa acaba quando ela invade o da outra.” A.M.
“Total falta de estrutura na 'Kaza Fendi', localizada na Rua Fernão Dias, 238. Causam transtorno na região pelo acumulo de carros, param a rua, carros largados em fila dupla, falta estrutura de manobristas, contratam bombeiro que é grosseiro e mal educado e causam um verdadeiro caos no local. Desrespeitosos, um inferno esta casa”. Z.B.
“Fiz um vídeo agora, caos total! Mas o no Galpão na rua Fernão Dias, 161, está irregular também ( e já levou algumas multas). Os dois deveriam ter TPU e estacionamento conveniado. Um horror e a CET 'quem viu, mentiu".O.E.
Local será autuado
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Pinheiros, informa que o estabelecimento localizado na Rua Deputado Lacerda Franco, número 207, não possui o 'Auto de Licença de Funcionamento' e será autuado com a aplicação das devidas sanções administrativas e penalidades, conforme determina a conforme a Lei Nº 16.402/16.
De janeiro até setembro de 2023, foram realizadas cerca de 390 vistorias que geraram a aplicação de 29 termos de orientação e a aplicação de 40 multas por emissão de ruído acima do permitido por lei na região da Subprefeitura de Pinheiros.
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) informa que hoje 325 agentes atuam nas ações de fiscalização. Não foram identificados registros de solicitações em aberto pelos canais oficiais, via Portal 156 ou pelo telefone (156) para o endereço citado.
Como funciona:
Quando o munícipe solicita a fiscalização, por meio do portal SP156 (que pode ser via telefone, internet ou aplicativo), a solicitação é encaminhada ao Sistema de Gerenciamento da Fiscalização (SGF). O Sistema envia uma Ordem de Serviço (OS) para o Programa de Silêncio Urbano (PSIU). Após isso, um fiscal da administração municipal vai até o local com um equipamento apropriado, o decibelímetro para medição do ruído.
A população pode solicitar a fiscalização de ruído por meio do Portal 156, https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal, no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico no número 156.