29/09/2023 às 00h15min - Atualizada em 29/09/2023 às 00h15min
É crime abandonar animais como cães e gatos: veja como adotar com responsabilidade
Animal não é objeto, não é presente; a ausência de reflexão sobre as implicações de ter um pet em casa gera transtorno de comportamento, maus tratos e abandono. Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal alerta para responsabilidade na adoção de cães e gatos.
Depoimentos apontam abandonos
“Achei esse gato macho no Jardim Arpoador, na General Asdrubal da Cunha. Está há mais de um mês perdido por aqui; se alguém souber se ele tem dono e estão à procura me avise por favor! 998479608” A.A.
“Essas fofuras estão para adoção, são da minha vizinha, Vila Sônia - Butantã. A mãe é porte médio para pequeno. O pai desconhecido. Falar com Valquiria tel.11 96023-6369. As de lacinho fêmeas e o outro machinho. Adote com responsabilidade.”
“Este gatinho está perdido na região do Butantã próximo ao Parque do Jockey Clube, na Av. Eliseu de Almeida. O nome dele é 'Pipoca', estava com coleira de antipulgas cinza de borracha e tem o nome do dono Marcus identificação. Por favor, quem encontrar ligar para 96900 5226.“ M.G.
“Achei esse ‘Shih-tzu’ macho dia 23/9 de manhã, próximo à Av. Eiras Garcia. Se alguém souber quem é o dono me avise por favor!” B.M.
“Encontrado agora de manhã (24/9) no City Boaçava. Estava rondando por lá durante a madrugada. Está na casa da minha irmã, caso conheçam o dono.” S.A.R.
”Cachorro encontrado dia 24 na Rua Caropa, Alto de Pinheiros perdido, andando pelo meio da rua. Alguém conhece?” A.C.
“Este cachorro está desaparecido desde quarta-feira. Minha filha desesperada com sumiço dele. Se alguém tiver informação. Segue o contato: 98075-3145” S.R.
“Doação: Tenho 5 cachorrinhos: 3 fêmeas sendo elas a preta a branca e a marrom do lado delas. 2 machos sendo os dois marrons juntos no outro canto. Todos andam e comem ração já. Nasceram dia 17/08/2023. Para vir retirar próximo a Joaquim Seabra.” E.V.
“Encontramos este cachorrinho perdido ontem à tarde na Av. Marechal Fiuza de Castro, próximo ao Assaí (antigo Extra). Uma amiga o levou pra casa e está cuidando dele, se alguém estiver procurando ou souber quem é o dono entre em contato com ela. Lizeide 11 96546-5313”
“Essa cachorrinha apareceu no meu condomínio, na Av Otacilio Tomanik, Jardim Bonfiglioli. Se ela tiver dono, favor entrar em contato comigo! Estamos cuidando dela! Ela parece uma mistura com chow-chow, tem a língua roxa e aparenta estar bem cuidada“ R.R.L
“Estou doando o 'Todinho' com 5 anos já está castrado, ele é do meu pai que teve um AVC e não consegue mais cuidar. Eu trabalho viajando e não consigo ter tempo. É super tranquilo e carinhoso. Estou em Campinas na região do Campo Grande, se for o caso, posso levar até você. ZAP (19) 99344-7810 Adriano”
Adotar um animal de estimação é um ato de grande responsabilidade
Não basta apenas ter a intenção de adotar, é necessário que o possível tutor seja consciente quanto às responsabilidades assumidas quando da escolha de tutelar um animal de estimação o que inclui, entre outras, manutenção em local adequado ao porte e espécie, provisão de alimento, abrigo, higiene e provisão, inclusive, dos recursos financeiros necessários para garantir atendimento veterinário de maneira regular ao longo de toda a vida do animal.
Por isso, é importante ter em mente que o cão ou gato viverá em média doze anos ou mais e que necessitará de atenção e cuidados permanentes ao longo de toda a vida.
É possível adotar e obter mais informações com a Prefeitura https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_e_protecao_ao_animal_domestico/index.php
ou em ONGs como a Cão sem Dono https://www.caosemdono.com.br/