15/08/2023 às 16h27min - Atualizada em 18/08/2023 às 00h00min

Saiba mais sobre o jato de água abrasivo, tecnologia capaz de cortar qualquer tipo de material na indústria

Com capacidade para cortar materiais de até 300 milímetros de espessura, o sistema de usinagem é ideal para trabalhos com madeira, vidro, pedra, alumínio, aço e até joias

Jessica Collado
Hypertherm Associates
Agosto de 2023 – O avanço da tecnologia proporcionou à indústria diversas opções para o corte de materiais, um processo fundamental no dia a dia da produção em diversos segmentos do mercado. Atualmente, é possível cortar desde plásticos até metais com extrema facilidade, obtendo excelentes resultados tanto na produtividade quanto no acabamento. Mas, para isso, é preciso que as empresas saibam escolher a melhor solução para cada de tipo de situação.

Entre as opções, como o plasma, o laser e o oxicorte, estão os sistemas de usinagem com jato de água abrasivo, capaz de cortar materiais com até 300 milímetros de espessura. “Essa tecnologia possui a maior capacidade de corte disponível no mercado atual”, afirma Miguel Cervantes, Gerente de Vendas para a América Latina da OMAX, empresa líder mundial em máquinas de corte com jato de água abrasivo. “É extremamente versátil, perfeita para trabalhos que exigem um acabamento preciso e limpo em diversos tipos de materiais, como madeira, vidro, pedra, alumínio e aço”, completa.

O especialista explica que o sistema faz uso de uma espécie de areia que, misturada a um jato de água a velocidade ultrassônica, é capaz de realizar o corte. “A tecnologia abrasiva utiliza uma areia específica que se mistura com a água 100 milímetros antes do contato com a superfície, o que dá força para o jato conseguir cortar até os materiais mais duros e resistentes. Tudo isso a uma velocidade de 1.600 quilômetros por hora”.

Graças à sua alta capacidade de corte, o jato de água abrasivo é utilizado em larga escala nos mais diversos segmentos da indústria global. “É muito comum encontrar esses sistemas em fábricas e estabelecimentos de setores como o aeroespacial, automotivo, médico, eletrônico e construção civil. Mas também em processos de produção mais específicos, como o design de joias”, pontua Cervantes.

A máquina de corte com o jato de água perfeito
Líder global no desenvolvimento de máquinas de corte com jato de água abrasivo, a norte-americana OMAX foi a responsável por elevar essa tecnologia aos níveis de precisão de usinagem exatamente 30 anos atrás, tornando-a acessível e fácil de usar. Em 2019, a empresa passou a ser parte da Hypertherm Associates – líder no setor de corte e modelagem industrial – e está presente em 75 países, com mais de oito mil equipamentos instalados.

“Somos a única empresa no mundo capaz de desenvolver uma solução completa de usinagem com jato de água, que vai desde o software até a mesa de corte e a bomba de alta pressão. Para isso, contamos com a maior equipe de pesquisa e desenvolvimento da área, um departamento de engenharia com décadas de experiência, além das equipes de suporte técnico e atendimento ao cliente”, finaliza Cervantes.

As tecnologias de jato de água abrasivo oferecidas pela OMAX
 
  • ProtoMAX
Concebido juntamente dos revolucionários sistemas de jato de água da OMAX, o ProtoMAX é um sistema de corte de jato de água industrial leve e de alto desempenho, capaz de cortar praticamente qualquer material. Reunindo todos os benefícios da versatilidade dos grandes cortadores a jato de água abrasivos em um pacote econômico, essa máquina é indicada para protótipos ou como complemento de uma oficina de metalurgia;
 
  • OptiMAX
Idealizado para fabricantes que necessitam de um sistema de corte versátil e fácil de usar, o OptiMAX oferece um software intuitivo para capacidade e potência de corte otimizadas, com automação aprimorada para maximizar o tempo de funcionamento. As empresas podem concluir uma gama maior de trabalhos, com maior eficiência, e entregar produtos finalizados mais rapidamente. Os recursos novos e aprimorados incluem o software premium IntelliMAX, o console IntelliVISOR, a bomba EnduroMAX, o sistema de acionamento IntelliTRAX e o novo sistema de entrega de areia granada para minimizar ainda mais o tempo de inatividade da máquina. Combinado com um cabeçote de compensação cônico TiltaJET opcional, o novo OptiMAX é considerado um dos sistemas mais precisos do mercado. Além disso, oferece recursos avançados de usabilidade opcionais, como controle de nível de água, iluminação sob a ponte e um indicador de status da máquina – tudo em um corte rápido, preciso e eficiente.

Sobre a Hypertherm Associates
A Hypertherm Associates é uma fabricante norte-americana de produtos e softwares de corte industrial. Seus produtos, incluindo plasma Hypertherm e sistemas de jato de água OMAX, são usados por empresas em todo o mundo para construir navios, aviões e vagões; construir edifícios de aço, fabricar equipamentos pesados, erguer turbinas eólicas e muito mais. Além dos sistemas de corte, a empresa cria CNCs e softwares confiáveis para desempenho e confiabilidade que resultam em maior produtividade e lucratividade para centenas de milhares de empresas. Fundada em 1968, a Hypertherm Associates é uma empresa 100% de propriedade de associados, empregando aproximadamente 2.000 associados, com operações e representação de parceiros em todo o mundo.

---

Assessoria de Imprensa: Agência Image 360°
Jéssica Collado
Contato: (11) 93069-6299
E-mail: [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.