11/08/2023 às 10h23min - Atualizada em 12/08/2023 às 00h00min

Franquias e a Independência Feminina: Mulheres à Frente dos Próprios Negócios

Mercado de Negócios impulsiona cada vez mais a valorização feminina, ao colocar mulheres à frente de seus próprios empreendimentos

Andrey Lopes
Adobe Stock

No decorrer dos últimos anos, tem sido evidente o crescimento da participação feminina no mundo dos negócios, com muitas mulheres assumindo o papel de donas do seu próprio empreendimento e até mesmo, donas de franquias, acabam encontrando várias maneiras de se empoderar através desse modelo de negócios. As franquias oferecem uma oportunidade única para as mulheres se tornarem empreendedoras, pois muitas vezes proporcionam um suporte estruturado, treinamento e uma rede de apoio que pode ajudar a superar obstáculos comuns.

Essa tendência não apenas contribui para a autonomia econômica das mulheres, mas também desempenha um papel fundamental na quebra de estereótipos de gênero e na promoção da igualdade. Taísa Bonan, mulher, mãe e Gestora de Expansão do Grupo ATNZO Franchising Co., destaca que um dos fatores que tem impulsionado as mulheres na compra de franquias nos últimos tempos é ser dona do seu negócio e poder tomar suas próprias decisões. As mulheres que comandam franquias estão demonstrando habilidades de gestão, liderança e inovação, mostrando que são igualmente capazes de alcançar o sucesso nos negócios. “A mulher pode ser o que ela quiser! A mulher empreendedora tem uma força que nem ela mensura. Faz a gestão de tantas atividades e consegue se realizar executando cada uma delas” reforça a gestora.

Um aspecto relevante desse fenômeno é que as franquias muitas vezes oferecem setores diversificados, permitindo que as mulheres escolham áreas que se alinhem com seus interesses e experiências. Adquirir a franquia Poppys e investir nesse modelo de negócio, é fomentar o protagonismo das mulheres e reduzir a desigualdade de gênero, além de ser uma marca que é novidade no mercado e de fácil operação da produção.” Quem fez essa declaração, foi Vera Lucia Neiva, empreendedora há 1 ano e 3 meses, que levou a franquia Poppys para cidade de Uruçui no Piauí.

Nós mulheres nascemos aptas a uma gerência mais observadora e detalhista. Somos multi tarefas por natureza, além disso, temos uma visão amplificada de tudo ao nosso redor. Conseguimos lidar com mais cuidado em relação as equipes, temos a essência de acolhimento e observação, e colocamos o coração em tudo o que fazemos” expressa Gislene Camacho, Diretora do Grupo ATNZO Franchising Co. Essa aptidão que as mulheres possuem de serem multi tarefas não é apenas um talento, mas uma manifestação tangível da força e resiliência feminina.

No entanto, apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem superados. Alguns obstáculos incluem estereótipos persistentes de gênero, desigualdades de financiamento e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. As redes de apoio, mentorias e programas de capacitação que na maioria das vezes as próprias franquias oferecem, podem desempenhar um papel crucial em ajudar a enfrentar esses desafios. Maria Danice, dona de seu próprio negócio a 10 anos, levou a marca Merilú para o Rio de Janeiro e fica feliz em proporcionar emprego e contribuir para a economia. “Tendo em vista que a Merilú é uma franquia de sucesso e de crescimento, me encontro engajada e com as relações sociais firmadas transformando o empreendedorismo feminino”, acrescenta Danice.

No geral, as mulheres que se tornam donas de franquias estão desempenhando um papel vital no fortalecimento feminino, visto que, simultaneamente enriquecem a paisagem empresarial com sua perspectiva única e inovadora. Vai com medo mesmo e não espere estar pronta! Se esperar o momento certo, o momento ideal, o auxilio ou até mesmo o apoio de alguém, você continuará a protelar suas metas” aponta Gislene. À medida que mais mulheres se aventuram nesse espaço, é provável que vejamos uma mudança ainda maior na dinâmica empresarial, levando a um futuro mais inclusivo e diversificado.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.