17/02/2023 às 00h46min - Atualizada em 17/02/2023 às 00h46min

​Trânsito caótico na Corifeu de Azevedo e Eliseu de Almeida

Os problemas de mobilidade de quem escolhe o carro como meio de transporte estão cada vez piores na região. Com a verticalização da região subiram também a quantidade de carros e motoristas, mas não aumentaram as vias.

Corredor da Corifeu é fator de insatisfação
“Comerciantes e moradores estão reclamando muito das obras ‘lerdas’ de piso novo no corredor de ônibus da Av. Corifeu de Azevedo Marques. Lentidão total. Não se vê trabalhadores. E há muitos meses, interrompe o tráfego para uma pista e impede a entrada de carros nas empresas. A reclamação é muito grande.“ A.L.

Obras até abril
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que a previsão é que as obras da Avenida Corifeu de Azevedo Marques se encerrem até o fim de abril. A SPTrans fiscaliza a obra por meio de seus engenheiros, com apoio do consórcio gerenciador. A troca do pavimento de asfalto por pavimento rígido, ideal para trechos de tráfego intenso e repetitivo de veículos mais pesados, como os coletivos, está sendo realizado em 20 paradas de ônibus da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, sendo dez no sentido bairro e dez no sentido Centro.
A comunicação aos moradores e comerciantes da região das obras foi feita desde antes do início dos trabalhos, em 3 de novembro de 2022, com a distribuição de panfletos, com faixas fixadas na via e placas no canteiro de obras. A SPTrans vai solicitar à empresa que executa o serviço, conforme previsto em contrato, que intensifique a comunicação com a comunidade.

Trânsito intenso permanece
“Trânsito é intenso das 6h30 às 9h da manhã nas Av. Ângelo de Vernieri com Rua Gioia Martins, por excesso de carros que ‘fogem’ da Av. Francisco Morato e da Av. Giovanni Gronchi. No local citado há uma escola municipal, centenas de crianças atravessam e também é trajeto de ônibus (há uma linha - Vila Sônia - cujo veículo tem dificuldade em fazer a curva nesse local. Situação difícil para quem tem que utilizar essas via no Jardim Colombo (entre Vila Sônia e J. Monte Kemel)”. I.L.
“Desde o fechamento da rua Dias Viera (ligação dos bairros do Ferreira e Vila Sonia), no sentido centro, o trânsito aumentou muito. É necessário que o serviço de inteligência da CET estude e resolva este problema, que afeta milhares de carros todos os dias no período da manhã e no fim de tarde. Todos fogem da Av Giovanni Gronchi pela rua David Ben Gurion, no sentido do Portal do Morumbi e adjacências”. A.M.

Cratera impacta no tráfego
A Companhia de Engenharia de Tráfego informa que obras emergenciais em andamento na Av. Eliseu de Almeida, no cruzamento com a R. Mário Dias, implicaram no bloqueio do fluxo no sentido Centro dessa avenida. A CET montou operação especial, com faixa reversível, a fim de reduzir o impacto causado ao fluxo na região da Vila Sônia e Jd. Monte Kemel. Essas alterações vêm sendo divulgadas pela imprensa, Painéis de Mensagem Variável colocados nos principais corredores da região e com faixas de vinil.
Por consequência das obras emergenciais, em andamento, há um aumento no fluxo nas rotas alternativas, como a composta pela Av. Ângelo de Vernieri, Rua Gioia Martins, R Desidério Ferreira e R. Inocêncio Seráfico. A fim de reduzir o impacto nessa rota, a CET elaborou um projeto que altera a circulação da R. Desidério Ferreira, que passará a ter sentido único de circulação da R. Gioia Martins para a R. Inocêncio Seráfico. Essa mudança irá aumentar a capacidade de fluxo dessa rota e melhorar os raios de manobra de veículos de maior porte, como os ônibus que passam pelo local.
A CET informa ainda que, há quase três anos, a R. Dias Vieira passou a ter sentido único em direção ao bairro em julho de 2020. Na mesma época, a R. Inocêncio Seráfico passou a ter sentido único em direção ao centro e a R. Desidério Ferreira passou a ter sentido duplo, criando-se, na época, a rota alternativa e melhor ordenando o fluxo de veículos no bairro. 
A sinalização de escola e as faixas de pedestres desse trajeto foram revitalizadas em outubro de 2022. Há lombada próxima à travessia de alunos da Escola Estadual Adalgiza Segurado Silveira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.