27/10/2022 às 23h33min - Atualizada em 27/10/2022 às 23h33min

​Associação Viva Faria Lima

No dia 24, o presidente da Associação Viva Faria Lima, Jorge Rubies, esteve na Gazeta de Pinheiros, para conhecer os trabalhos da AMATEUS – Associação dos Moradores e Comerciantes da Rua Mateus Grou.
Representando a AMATEUS, o ex-presidente Francisco Eduardo Pereira, o XicoEdu como é conhecido por amigos, foi recepcionado por Nadir Curi Mezerani e Ana Lucia Donnini, representando a Gazeta de Pinheiros.
Jorge, pediu que XicoEdu falasse um pouco sobre a experiência de ser um dos primeiros presidentes da associação.
XicoEdu inicia expondo como e por que surgiu a AMATEUS: Durante anos, os moradores e comerciantes da rua Mateus Grou, vinham solicitando aos órgãos públicos para que fosse dada uma solução ao problema das pessoas desabrigadas que “residiam” sob o viaduto Mateus Grou, devido às condições sub-humanas em que viviam, e ao estado de degradação total em que se transformou o local. Os moradores eram obrigados a transitar pela rua, ao invés da calçada que era ocupada por carrocinhas e objetos diversos; as escadarias em péssimas condições, eram utilizadas como sanitário, sem contar que se corria também o risco de assaltos e agressões por parte daqueles “residentes”.
Em vista do descaso dos órgãos públicos, em meados do ano 2000, os moradores e comerciantes da rua Mateus Grou, iniciaram as discussões em reuniões, com o intuito de formar uma Associação para defender os interesses da comunidade junto àqueles órgãos. 
Em 14 de dezembro de 2000 foi constituída a Associação dos Moradores e Comerciantes da rua Mateus Grou - “AMATEUS ”, que em parceria com a Administração Regional de Pinheiros, hoje Subprefeitura de Pinheiros, conseguiu através da Secretária de Promoção Social, a retirada dos “residentes” sob o viaduto.
A partir daí, foram executadas obras para a reurbanização do local. Foram plantadas árvores, colocadas floreiras e lixeiras, deixando o local bastante agradável.
Foi implantado, em fevereiro de 2001, vigilância 24 horas, no trecho entre as ruas Cardeal Arcoverde e Artur de Azevedo, melhorando substancialmente a segurança na rua Mateus Grou.
XicoEdu salienta que junto com os órgãos públicos a Gazeta de Pinheiros participou ativamente com matérias sobre a AMATEUS, sempre colaborando com a divulgação dos trabalhos.
Em 19 de setembro de 2002, mais um dos objetivos se realizou com o terreno cedido em concessão pela Subprefeitura de Pinheiros, para a construção de uma praça no número 510, obra essa que visou proporcionar à comunidade, além da área de lazer, uma maior integração entre as pessoas.
A AMATEUS é uma associação sem fins lucrativos, composta por moradores e comerciantes que trabalham voluntariamente para zelar por nossa rua executando atividades como a comunicação junto a prefeitura e subprefeitura para melhorias e organização, vigilância e zeladoria da Praça Mateus Grou, viaduto e outros espaços comuns.
Uma das frases prediletas da Associação é:  “Você só vive bem se a sua comunidade vive bem” 
Jorge Rubies elogiou os trabalhos da AMATEUS e falou sobre a Associação Viva Faria Lima, recém-criada, e seu projeto para a avenida Brigadeiro Faria Lima ser monitorada por 24 horas. Demonstrou que, apesar do pouco tempo de vida da associação, além de várias visitas aos órgãos competentes da cidade de São Paulo, e já conhecer algumas das várias associações da região, o projeto de segurança através de monitoramento da via está sendo concluído.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.