27/10/2022 às 22h56min - Atualizada em 27/10/2022 às 22h56min

​Maior árvore de Natal vai este ano para o Parque Villa-Lobos

A tradicional árvore de Natal, que usualmente ficava no Parque Ibirapuera desde 2002, agora será instalada em Pinheiros, dentro do Parque Villa-Lobos. Entre os dias 27 de novembro e 6 de janeiro, com 52 metros de altura e 22 metros de diâmetro, a ornamentação poderá ser visitada. O local ainda ganhará um espaço interativo dentro da estrutura. E em breve, no mesmo local será a vez do funcionamento da maior roda gigante das Américas, tudo em nossa região.

Autorização e conflitos
A Prefeitura de São Paulo, que cede e autoriza o espaço para montagem da árvore, informou que tinha autorizado para que a árvore retornasse este ano para o pronto tradicional na praça Escoteiro Aldo Chioratto, já que em 2020 e 2021 ela foi montada na Ponte Estaiada para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19. A concessionária responsável pelo novo projeto alegou que, com a nova proposta de ter espaço para entrar na estrutura, precisaria de um novo endereço.
Mas documentos apontam que a mudança se deu por conflitos de patrocínio entre a Urbia Parques, concessionária responsável pelo Parque do Ibirapuera, patrocinadores do parque, Prefeitura e a empresa que patrocina a tradicional árvore desde 2015.
Em nota, a Prefeitura afirmou que a "administração municipal apoia institucionalmente a tradicional árvore de Natal por ser um símbolo de inquestionável relevância para o Natal da cidade, mas não é responsável pela sua concepção ou o local em que será instalada".

Tamanhos
A árvore na capital paulista se tornou tradição e um ponto turístico nas semanas que antecedem o Natal. Ela foi montada pela primeira vez em 2002 com 50 metros de altura, mas chegou a ter 70 metros entre 2008 e 2009. Contudo, depois passou a diminuir de tamanho. Em 2015 e 2016, as árvores chegaram aos seus menores tamanhos, com 35 metros.
Neste ano, a árvore volta a ser maior do que os anos anteriores. A empresa patrocinadora terá um custo de R$ 3 milhões.
Interação com o público
A 'Coca-Cola Femsa', responsável pelo projeto, afirma que avaliou diversas opções de espaços. “O local escolhido para este ano, possui a estrutura necessária para receber a inovação da 'Árvore 2022', a qual será a primeira com um espaço para interação com o público”, explica a empresa.

Estrela brilhante no topo
Para evitar aglomerações em tempos de pandemia, nos últimos dois anos a tradicional árvore, ocupou a região da 'Ponte Estaiada', um dos principais cartões postais da cidade. Neste ano, a estrutura terá uma estrela brilhante no topo e decoração que remeterá às raízes e tradições natalinas. O acesso do público ao local será gratuito.

Concessão do Villa-Lobos e Portinari
A iniciativa de trazer uma das maiores árvores de Natal para a região, surgiu depois que o  Governo de São Paulo firmou contrato para concessão à iniciativa privada, por 30 anos, dos parques Villa-Lobos, Candido Portinari e Água Branca. A gestão dos espaços ficou a cargo do Consórcio Novos Parques Urbanos, formado por LivePark (responsável pela administração do Zoológico, do Jardim Botânico e do Zoosafari), pelo grupo Oceanic (dono de um aquário em Balneário Camboriú) e por quatro empresas de engenharia e construção: Egypt, Era Técnica, Pavienge e Turita.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.