20/10/2022 às 23h38min - Atualizada em 20/10/2022 às 23h38min
Vila Madalena é considerado o 13º bairro mais descolado do mundo
O bairro da Vila Madalena foi considerado pela revista de turismo ‘Time Out’ como o 13º bairro mais descolado do mundo. Foi feita uma enquete com mais de 20 mil pessoas em vários países, dentre viajantes e moradores locais, listando 51 bairros. Para fazer o ranking, a pesquisa considerou aspectos como contribuição para a cena cultural, vida noturna e gastronomia com preços acessíveis.
Segundo a ‘Agência Brasil’, em primeiro lugar ficou o bairro de ‘Colônia’, em Guadalajara, no México. Em segundo lugar, ficou ‘Cais do Sodré’, em Lisboa-Portugal e, em terceiro lugar, o bairro ‘Wat Bo’, na cidade ‘Siem Reap’, no Camboja.
A fama da Vila Madalena começou a surgir nos anos 80 quando estudantes passaram a alugar casas e apartamentos na região, o que trouxe bares, restaurantes, rodas de samba, cafezinhos e a vida noturna para o lugar, que se mantém até hoje. Mas além da vida noturna, também abriga o famoso ‘Beco do Batman’, uma verdadeira galeria de arte urbana a céu aberto, com grafites nos muros e que atrai turistas do mundo todo.
Além da Vila , o bairro do Bom Retiro já figurou no ranking da revista em 2019 e o centro da cidade em 2020. No Rio de Janeiro, também já estiveram na lista da revista o bairro do Botafogo, em 2018, e o da Saúde, em 2021.
Reduto boêmio, PUC, USP e novela da Globo
A Vila Madalena é bastante conhecido por ser um reduto boêmio da cidade , desde o início dos anos 70, quando estudantes com pouco dinheiro passaram a morar no local, por causa da proximidade à Universidade de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lá há grande concentração de bares e casas noturnas, além da escola de samba ‘Pérola Negra’. O nome do bairro também serviu de título a uma novela da Rede Globo, na década de 1990. Por causa de sua fama de bairro jovem e boêmio e por estar próximo ao metrô, diversos albergues (hostels) se instalaram na região.
Nomes líricos de suas ruas
Uma das características mais pitorescas do bairro é o nome de suas ruas. São nomes líricos como: Paulistânia, Harmonia, Girassol, Purpurina, Wisard e Original. Segundo historiadores, as ruas foram batizadas por sugestão de estudantes, participantes do movimento anarquista. A adoção de nomes poéticos tinha a intenção de quebrar a tradição urbana de homenagear autoridades públicas.